Cultura

Beco na Bienal: Especial Cult – Mario Sergio Cortella e Leonardo Boff #13

A 24ª edição da Bienal do Livro está chegando! E como todos sabem, o Beco está fazendo um especial, para te manter informado sobre todas as atrações que a edição desse ano irá trazer, e não te deixar perder nenhuma. O tema desse ano é “História em Todos os Sentidos”, vai ter um pouquinho de tudo, para todos os gostos, para quem gosta de literatura internacional, nacional, infanto-juvenil, acadêmica, ou seja, ninguém vai ficar de fora. Você pode conferir as outras atrações nas publicações anteriores. Mas, hoje é dia de falar sobre duas figuras importantíssimas no mundo acadêmico brasileiro: Mario Sergio Cortella e Leonardo Boff.

boff

Leonardo Boff nasceu em Santa Catarina, em 1938. É filósofo, teólogo, doutor em Teologia e Filosofia pela Universidade de Munique, doutor honoris causa em Política pela Universidade de Turim e em Teologia pela Universidade de Lund. Trabalhou como professor de Teologia Sistemática e Ecumênica por 22 anos, lecionou em diversas universidades no Brasil e no exterior, e foi professor-visitante nas universidades de Lisboa, Salamanca, Harvard, Basel e Heidelberg. É um grande defensor dos Direitos Humanos e já recebeu diversos prêmios por sua luta em favor dos oprimidos e marginalizados.

Hoje em dia, trabalha como escritor, professor, palestrante e assessor de movimentos sociais, como o Movimento dos Sem Terra (MST) e as comunidades eclesiais de base (CEB´s). É autor de mais de 80 obras nas áreas de Teologia, Espiritualidade, Filosofia, Antropologia e Mística, e suas obras já foram traduzidas para diversos idiomas. Além disso, é portador do Prêmio Nobel Alternativo de 2001 do Parlamento Sueco,  membro e corredator da Iniciativa Internacional da Carta da Terra e corredator da Declaração Universal do Bem Comum da Terra e da Humanidade

Ufa, quanta coisa! Já deu para perceber que Boff é super inteligente, para quem quiser ouvir um pouquinho do que ele tem a dizer, ele estará nessa edição da Bienal do Livro no dia 26 de Agosto (sábado), das 16h às 17h, na Arena Cultural BNDES, sua palestra terá como tema “A Espiritualidade e a Ecologia na crescente onda de Intolerância”.

pqMario_Sergio_Cortella4

Outro gênio das humanidades que estará presente no evento é Mario Sergio Cortella. O filósofo nasceu no Paraná, em 1954, graduou-se em Filosofia, é mestre e doutor em Educação pela PUC-SP. Chegou a entrar no convento da Ordem Carmelita Descalça, mas desistiu para seguir carreira acadêmica. Foi professor do Departamento de Teologia e Ciências da Religião e de pós-graduação em Educação pela PUC – São Paulo de 1977 a 2012, e desde 1997 trabalha como professor convidado da Fundação Dom Cabral. Também foi secretário Municipal de Educação de São Paulo, entre 1991 e 1992, e antes, Assessor Especial e Chefe de Gabinete do Prof. Paulo Freire.

É autor de diversos livros nas áreas de educação, filosofia, teologia, ética e motivação, como “Nos Labirintos da Moral”, “Sobre a Esperança: Diálogo”, “A Escola e o Conhecimento: fundamentos epistemológicos e políticos”, “Não Nascemos Prontos!”, “Vivemos Mais! Vivemos Bem?”.

Cortella será palestrante na Bienal, no dia 27 agosto, das 18h às 19h,  também na Arena Cultural BNDES, com o tema “Verdades e mentiras: ética e democracia no Brasil”, também fará uma sessão de autógrafos, no dia 28, das 18h às 21h. A palestra será feita em conjunto com Luiz Felipe Pondé, filósofo pela Universidade de São Paulo, doutor pela mesma instituição. Tem pós-doutorado da Universidade de Tel Aviv, é Vice-Diretor e Coordenador de Curso da Faculdade de Comunicação da FAAP; professor de Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e de Filosofia na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP).

A Bienal está proporcionando uma ótima oportunidade para quem quer conhecer um pouco mais esses filósofos incríveis, as palestras abordarão temas totalmente relevantes para o nosso cotidiano, e nos ajudarão a entender, com o auxílio e a visão deles, o que está acontecendo no mundo e no Brasil. Então, não perca!

Leonardo Boff e Mario Sergio Cortella farão sessões de autógrafos, mas infelizmente, as senhas para as sessões já estão esgotadas.

 

Anterior Seguinte

Você também pode gostar de...