Colunas

Armada de Potter: O Espelho de Ojesed

Olá! Bem-vindos a Armada de Potter, a nova coluna dominical do Beco Literário! Toda semana, estaremos trazendo um assunto diferente para discussão e informação, relacionados ao mundo mágico de Harry Potter e sua história, criado pela nossa querida J.K. Rowling. Esperamos que gostem e não deixem de comentar, aqui ou nas redes sociais.

O Espelho de Ojesed é um objeto magico que ao invés de refletir nossa imagem como um espelho comum faria, reflete nosso maior desejo. É um artefato um tanto perigoso, uma vez que vários bruxos já chegaram a enlouquecer e definhar perante ele. A pessoa mais feliz no mundo seria a única que poderia usar Ojesed como um espelho comum, porque veria apenas sua imagem como realmente é.

É um artefato dourado, relativamente alto, com a seguinte frase em cima: “Erised strae hruo ytub ecaf ruoyt on woh si”, que de trás para frente fica, “I show not yout face but your heart’s desire”, que em português significa “Não mostro seu rosto, mas o desejo do seu coração.”

Em inglês, é chamado de Mirror of Erised, que ao contrário, fica Desire, desejo, em tradução livre. É aí que vemos de onde veio a tradução Ojesed, que nada mais é que a palavra Desejo invertida.

Vemos o espelho pela primeira vez em Harry Potter e a Pedra Filosofal, quando o garoto se fecha em uma sala e, ao olhar para o espelho, não vê apenas a si mesmo, mas também seu pai e sua mãe vivos ao seu lado, quem Harry nunca conhecera. Depois, no mesmo livro, o garoto ao tentar salvar a Pedra Filosofal das mãos do perverso professor Quirrell, se depara com o espelho mais uma vez, que Dumbledore utilizou para esconder o artefato capaz de produzir o Elixir da Vida. Só alguém que desejasse a Pedra para não usá-la, conseguiria tirá-la do espelho, caso de Harry Potter, que se viu colocando o artefato no bolso, e depois, ele estava lá, de fato.

Na ocasião, Harry pergunta a Dumbledore o que ele vê no espelho, e o renomado diretor diz que vê um par de meias grossas de lã, fato desmentido alguns livros mais tarde, quando sabemos que ele realmente via sua família reunida. Rony Weasley, melhor amigo do herói dos livros, diz se ver como monitor chefe de Hogwarts e capitão do time de Quadribol, segurando a Taça das Casas.

Hermione Granger vê o trio de amigos vivos e ileso, e Voldemort finalmente acabado. Severo Snape se vê ao lado de Lílian Potter, por quem sempre foi apaixonado. A autora da saga, J.K. Rowling revelou que se olhasse no espelho, veria sua mãe, falecida em decorrência de Esclerose Múltipla, antes da série ser publicada.

De acordo com o livro O Mundo Mágico de Harry Potter, de David Colbert, o espelho simboliza vaidade, egoísmo e oferece um teste ao caráter das pessoas.

No site Pottermore, a autora fala que o Espelho de Ojesed é um objeto extremamente antigo e sua criação é de autoria desconhecida, assim como o modo como foi parar na escola, provavelmente fora trazido por algum professor, que costumavam trazer artefatos interessantes das suas mais variadas viagens.

O Espelho provavelmente foi criado com um objetivo de diversão, seja ela inocente ou maléfica, porque ele é pouco útil, apesar de revelador. Apenas após as modificações feitas por Dumbledore o espelho se tornou um ótimo esconderijo para a Pedra Filosofal. Antes disso, o espelho havia ficado na Sala Precisa por mais ou menos um século.

Esperamos que tenham gostado dessa nova aula de história mágica e semana que vem voltaremos com mais uma postagem da Armada de Potter. Não esqueçam de comentar, acrescentar e compartilhar a coluna!
Anterior Seguinte

Você também pode gostar de...