Colunas

Armada de Potter: Dobby, o elfo livre!

Dobby foi um dos personagens de Harry Potter mais impactantes (minha humilde opinião). O elfo doméstico da Família Malfoy serviu Lúcio Malfoy, Narcisa e Draco, e era tratado como escravo, punindo-se sempre severamente – e sonhando em ser livre dos Malfoy.

Durante o segundo ano de Harry Potter em Hogwarts, Dobby tentou alertar o menino sobre a reabertura da Câmara Secreta. Nesse mesmo ano, Harry Libertou Dobby dos Malfoy (e como não se emocionar com aquela cena da meia dentro do livro?). Depois de livre, Dobby trabalhou nas cozinhas de Hogwarts recebendo um galeão por semana – o que foi um pedido do elfo, já que Dumbledore havia oferecido mais. Dobby e Dumbledore se tornaram grandes amigos.

 

 

Quando Dolores Umbridge baniu todos os clubes de Hogwarts, foi Dobby quem apresentou Harry à Sala Precisa e ensinou como entrar nela, para as reuniões da Armada de Dumbledore. E quando Dobby descobriu que Marieta Edgecombe havia contado sobre a Armada para Dolores, não hesitou em avisar Harry Potter.

Dobby também foi responsável pelo resgate de Harry Potter da Mansão dos Malfoy. Naquela ocasião não salvou somente Harry, mas também Rony, Hermione, Luna, Dino, Gancho e Sr. Olivaras. Como Dobby podia aparatar para dentro de fora da mansão primeiro salvou Luna, Dino e Sr. Olivaras, a pedido de Harry, e os levou para o Chalé das Conchas, casa de Gui Weasley e Fleur DeLacour. E em seguida voltou para buscar Harry, Rony e Hermione, mas foi atingido por uma facada de Bellatrix Lestrange durante o processo e acabou morrendo (chorei, chorei muito, chorei demais, ainda choro).

No funeral de Dobby (uma das cenas mais emocionantes de todos os livros e filmes de Harry Potter), não houve magia. Harry cavou um túmulo para ele próximo ao Chalé das Conchas. Foi Luna quem fechou os olhos do elfo livre antes de ser enterrado e após um tempo, Dobby ganhou uma inscrição em uma pedra próxima ao seu túmulo:

“Aqui jaz Dobby, um elfo livre.”

A amizade entre Harry e Dobby teve ação positiva em Gancho, que decidiu ajudar Harry a recuperar a horcrux do Gringotes. Também teve ação positiva em Monstro – elfo herdado por Harry Potter -, que liderou os elfo domésticos na Batalha de Hogwarts.

Mas porque uma matéria sobre Dobby?

Dobby era corajoso, um elfo doméstico fiel capaz de colocar-se em situações de risco se isso fosse a coisa certa a ser feita. Lealdade deveria ser seu sobrenome. Seu presente favorito? Meias. Especialmente se não fossem do mesmo par (aqui podemos ver traços gritantes de humildade e ingenuidade). Dobby sofreu muito e mesmo assim não deixou seus amigos para trás. Não era obrigação dele ajudar Harry em todas as circunstâncias em que acabou ajudando, ele era um elfo livre, mas também um elfo eternamente grato. Deu sua própria vida para salvar Harry Potter. Dobby é mais do que um mero personagem em Harry Potter, ele é a personificação de tudo o que um ser humano deveria almejar ser.

 

“Eu imagino que você poderia dizer, muito trivialmente, que Dobby teve que morrer para que ele não pudesse contar a Harry quem o havia enviado.” [enviado por Aberforth] “Mas esta não é a resposta. Para mim a morte de Dobby despertou Harry para o que ele estava fazendo.” (J.K. Rowling, sobre a morte de Dobby)

Dobby aparece nos livros: Harry Potter e a Câmara Secreta, Harry Potter e o Cálice de Fogo, Harry Potter e a Ordem da Fênix e Harry Potter e as Relíquias da Morte.

Fonte: Wiki Potterish | Adaptado por Thaís Pizzinatto. Beco Literário.

Anterior Seguinte

Você também pode gostar de...