fechar
Cinema e TVPatrocinados

Meridional chega às telas como uma série sobre design e arquitetura

Meridional
Projeto protagonizado pela pesquisa cultural de povos da América do Sul tem curadoria do designer Rodrigo Almeida

Design, cultura, arte e filosofia. Esses são os principais elementos da série documental Meridional. O documentário produzido pela Spaghetti Filmes, que tem curadoria do designer Rodrigo Almeida, possui 5 episódios de 30 minutos, que têm o objetivo de revelar lugares que de alguma forma testemunham o cruzamento cultural dos povos do sul da América do Sul.
Com a proposta de elucidar o desenvolvimento da “estética meridional” através de apontamentos históricos, antropológicos e literários, combinando esses discursos com a arquitetura local e a produção de itens (mobiliários, vestimentas, arte, culinária…). Destacando personagens que se sobressaem pela produção de bens culturais e revelando reflexão para outras partes do mundo.

A escolha meridional

O tema sugere a pesquisa e a observação da relação do Sul da América do Sul com o resto do mundo. Através de seus modos e costumes particulares, quais são as relações entre os criadores e seus objetos que resultam em uma cultura material única?
Meridional (latim meridionális, a posição do sol ao meio-dia) é uma qualificação que abrange tudo o que se refere a Sul.
Os meridionais, se assim pudéssemos classificar os povos sulinos da América do Sul, localizam-se em um espaço geográfico que abrange 5 nações: Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile.
Nesse território demarcado, percebe-se o compartilhamento de afinidades culturais e estéticas de povos que desenvolveram uma forma específica de se relacionar com o espaço e as coisas e que merecem uma renovada apreciação artística e material.

São referências as inúmeras ondas de imigrações, as questões de miscigenação e a reverberação estética desse caldeirão cultural nas demais formas de expressão das artes visuais.

Locais visitados: Uruguai: Pueblo Garzón, Colônia de Sacramento; Brasil: Jaguarão, São Paulo; Argentina: Buenos Aires, Ushuaia e Chile: Santiago, Parque Torres del Paine.

Confira o teaser de divulgação da série:

Kemen Wellisson

Sobre Kemen Wellisson

Kemen é um futuro bibliotecário, começou seu vicio por leitura desde cedo com revistas e mais tarde descobriu seu verdadeiro amor nos livros, sobretudo os de fantasia.

Responder