Um dos maiores clássicos da literatura nacional acaba de ganhar uma releitura em versos de cordel, criados pelo escritor, ilustrador e pesquisador da cultura popular Fábio Sombra, integrante da academia brasileira de cordel. Em Vidas secas recontadas em estrofes bem rimadas, que chega às livrarias pela Rocco, o autor reconta a saga da família de retirantes que, pressionada pela seca, atravessa o sertão em busca de meios para sobreviver.
Para a sua adaptação do bestseller de Graciliano Ramos, cuja obra entrou em domínio público em janeiro de 2024, Sombra também criou xilogravuras inéditas que retratam cenas e personagens do romance mais emblemático do autor alagoano. “Percebi que poucas narrativas eram mais apropriadas para um reconto em poesia popular. Vidas Secas é o nordeste cru, retratado em imagens fortes e numa linguagem sem filtros”, conta o autor no livro.
Com 47 obras publicadas e mais de meio milhão de exemplares vendidos no Brasil, Fábio Sombra recebeu prêmios importantes, como o prêmio de altamente recomendável para o jovem da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Antes de se tornar autor, trabalhou por anos com turismo, sendo listado pela revista inglesa Condé Nast Traveler como um dos 50 profissionais da área que todo viajante deveria conhecer.
VIDAS SECAS RECONTADAS EM ESTROFES BEM RIMADAS
Autor: Fábio Sombra
Ilustrações: Fábio Sombra
Páginas: 64
Onde encontrar: Amazon
Comentários do Facebook
Sem comentários