Eis que ao acordarmos hoje, em pleno dia de jogo, fomos agraciados com um novo conto escrito pela própria autora J.K. Rowling, sobre a Armada de Dumbledore na Copa Mundial de Quadribol, que está acontecendo no Brasil, e postado no Pottermore. O texto, é uma notícia enviada por Rita Skeeter ao Profeta Diário no dia de hoje, e você pode conferir abaixo traduzida e adaptada conforme as traduções dos livros, exclusivamente pelo Beco Literário:
Armada de Dumbledore reunida na final da Copa Mundial de Quadribol
Pela correspondente de fofocas do Profeta Diário, Rita Skeeter
Existem celebridades — e então existem celebridades. Temos visto muitos rostos famosos do mundo bruxo enfeitiçando as arquibancadas daqui do Deserto da Patagônia — Ministros e Presidentes, Celestina Warbeck, a controversa banda americana The Bent-Winged Snitches — todos causaram uma grande excitação, com multidões se espremendo para autógrafos e até mesmo Encantamentos de Ponte para alcançar os boxes VIPs acima da cabeça da plateia.
Mas quando se espalhou pelo acampamento a notícia de que certa gangue de bruxos infames (não mais aqueles adolescentes de rostinho bonito que costumavam ser em seu auge, mas ainda sim, reconhecíveis) havia chegado para a final, a excitação foi a maior já vista. Enquanto a multidão debandava animadamente, tendas foram destruídas e crianças pequenas foram à loucura. Fãs de todos os cantos do globo atacaram a área onde os membros da Armada de Dumbledore haviam sido avistados, segundo os rumores, desesperados acima de tudo, para ver o homem que ainda chamam de O Eleito.
Para a família Potter e o resto da Armada de Dumbledore, foram dadas acomodações na área VIP do acampamento, que é protegida por feitiços pesados e patrulhada pelos Bruxos da Segurança. Sua presença trouxe grandes multidões para a área isolada, todos com esperança de ver seus heróis. Às 3 da tarde de hoje, eles realizaram seu sonho quando, acompanhado de gritos, Potter levou seus filhos Tiago e Alvo para visitar a tenda dos jogadores, onde os apresentou ao apanhador búlgaro Vítor Krum.
Prestes a completar 34 anos, existem alguns fios grisalhos no famoso cabelo negro do Auror, mas ele continua usando os seus distintos óculos redondos que alguns podem dizer que caem melhor em uma criança de 12 anos sem estilo nenhum. A famosa cicatriz de raio tem companhia: Potter agora desfila com um feio corte sobre sua bochecha direita. Pedidos de melhores informações sobre sua origem, apenas recebem a mesma resposta usual do Ministro da Magia: “Nós não comentamos os trabalhos mais secretos do departamento de Aurores, como dissemos nas últimas 514 vezes, senhorita Skeeter”. Então o que estão escondendo? Estaria O Eleito envolvido em novos mistérios que algum dia explodirão sobre nós, nos mergulhando em uma nova era de terror e mutilação?
Ou o machucado possui uma origem mais humilde, que Potter está desesperado para esconder? Talvez sua esposa o tenha enfeitiçado? Estão os furos começando a se mostrar na união em que os Potter são tão determinados a promover como feliz? Devemos interpretar algo no fato que sua esposa Ginevra está perfeitamente feliz em deixar seu marido e filhos em Londres enquanto treina para a Copa? Não temos certeza se ela realmente possui o talento ou a experiência para ser mandada para a Copa Mundial de Quadribol (temos certeza – não possui!!!), mas vamos encarar os fatos, quando seu sobrenome é Potter, as portas se abrem, confederações internacionais de esportes se curvam em reverência e os editores do Profeta Diário te dão destaque na capa.
Como seus devotos fãs e seguidores irão se lembrar, Potter e Krum competiram um contra o outro no controverso Torneio Tribruxo, mas aparentemente, não existem ressentimentos, já que se abraçaram quando se encontraram (o que realmente aconteceu naquele labirinto? Especulações são tentadoras, dado o fato que seu cumprimento foi extremamente caloroso). Depois de meia hora de conversa, Potter e seus filhos retornaram para o acampamento onde socializaram com o resto da Armada de Dumbledore até tarde.
Na tenda ao lado, estão os dois amigos mais próximos de Potter, aqueles que sabem tudo sobre ele e ainda se recusam a falar com a imprensa. Eles têm medo dele ou tem medo dos próprios segredos que vazarão, manchando a imagem da derrota de Aquele-Que-Não-Deve-Ser-Nomeado? Agora casados, Ronald Weasley e Hermione Granger estiveram com Potter em quase todos os momentos de sua trajetória. Como todo o resto da Armada de Dumbledore, eles lutaram na Batalha de Hogwarts e sem dúvidas merecem os aplausos e medalhas por coragem dados a eles por um mundo bruxo agradecido.
Logo após o fim da batalha, Weasley, cujo cabelo ruivo parece estar rareando, conseguiu um emprego no Ministério da Magia juntamente com Potter, mas largou dois anos depois para gerenciar o altamente bem-sucedido empório de piadas e truques bruxos, Gemialidades Weasley. Estaria ele, como disse na época, “feliz por assistir meu irmão Jorge em um negócio que eu sempre amei”? Ou ele se encheu de ficar sempre à sombra de Potter? Era o trabalho no departamento de Aurores muito pesado para um homem que admitiu que a destruição das Horcruxes d’Aquele-Que-Não-Se-Deve-Nomear o deixou “profundamente mal”? Ele não mostra sinais óbvios de doença mental à distância, mas o público não pode chegar mais perto para tirar suas próprias conclusões. Não é suspeito?
Hermione Granger, é claro, sempre foi a femme fatale do grupo. Reportagens da época revelaram que quando adolescente, ela brincou com o coração de Potter antes de ser seduzida pelo musculoso Vítor Krum, e finalmente, acabou por namorar o fiel escudeiro de Potter. Depois de um meteórico sucesso no Departamento de Execução das Leis da Magia, ela agora está inclinada a ir cada vez mais alto no Ministério, e também é mãe de um filho, Hugo e uma filha, Rose. Hermione Granger provou que uma bruxa pode realmente ter tudo? (Não — Olhe para o seu cabelo).
Então há aqueles membros da Armada de Dumbledore que recebem menos publicidade que Potter, Weasley e Granger (Estariam eles ressentidos? Quase certeza). Neville Longbottom, agora um popular professor de Herbologia na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, está aqui na Patagônia com sua esposa Hannah. Até recentemente, o casal vivia sobre o Caldeirão Furado em Londres, mas segundo os rumores, Hannah não só foi treinada como Curandeira, mas também está se candidatando para a vaga de Enfermeira em Hogwarts. Fofocas despreocupadas sugerem que ela e o marido gostam um pouco mais de Whisky de Fogo do que nós esperaríamos daqueles que cuidam de nossas crianças, mas sem dúvidas todos nós esperamos que ela tenha sorte na sua candidatura.
Por último entre os principais membros da Armada de Dumbledore, temos Luna Lovegood (agora casada com Rolf Scamander, o moreno neto do aclamado Mazoologista Newt). Ainda deliciosamente excêntrica, Luna tem andado pela seção VIP com robes compostos pelas bandeiras de todos os dezesseis países qualificados. Seus filhos gêmeos estão “em casa com o avô”. Seria isso um eufemismo para “muito perturbados para serem vistos em público”? Certamente alguém mais rude poderia sugerir isso.
Diversos outros membros da Armada estão aqui, mas é nesses seis que a maior parte do interesse está focada. Qualquer lugar onde há um ruivo, as pessoas passam a imaginar educadamente se aquele é um Weasley, mas é difícil dizer se é Jorge (rico cofundador das Gemialidades Weasley), Carlinhos (domador de dragões, ainda solteiro – por quê?) ou Percy (Chefe do Departamento de Transportes Mágicos – é culpa dele se a rede de Flu está tão congestionada!). O único facilmente reconhecível é Gui que, pobre homem, foi gravemente ferido em um encontro com um lobisomem e ainda, de alguma maneira (encantamento? Poção do amor? Chantagem? Sequestro?) é casado com a inegavelmente linda (porém, sem dúvidas, cabeça vazia) Fleur Delacour.
É fato que veremos esses e outros membros da Armada de Dumbledore em boxes VIPs na final, adicionando brilho e euforia de uma ocasião de gala. Vamos esperar que o comportamento de dois de seus parasitas não os envergonhe, constrangendo ainda mais aqueles que um dia trouxeram honra para o nome de um bruxo.
Alguém sempre hesita em invadir a privacidade de pessoas jovens, mas o fato é que alguém com conexão próxima a Harry Potter têm benefícios e paga a penalidade de interesse público. Sem dúvidas, Potter ficará aflito em saber que seu afilhado de dezesseis anos, Teddy Lupin – um meio lobisomem magrelo de cabelo azul brilhante – tem se comportado de uma maneira não condizente com sua realeza bruxa desde que chegou ao acampamento. Talvez seja pedir muito que o sempre-ocupado Potter mantenha as rédeas apertadas sobre este garoto selvagem, que está sob seus cuidados após a morte de seus pais, mas é de sentir medo do que se tornará o Senhor Lupin sem urgente intervenção. A senhora e o senhor Gui Weasley podem gostar de saber que sua linda e loira filha Victoire parece estar atraída por qualquer canto escuro onde o Senhor Lupin está à espreita. As boas notícias é que ambos parecem ter encontrado uma maneira de respirar através das orelhas. Não consigo pensar em outra maneira de como sobreviveram a períodos tão prolongados de como, nos meus dias de jovem, chamavam de “amassos”.
Mas não sejamos severos. Harry Potter e seu grupo nunca disseram ser perfeitos! E para aqueles que querem saber exatamente o quão imperfeito eles são, minha nova biografia: A Armada de Dumbledore: O Lado Obscuro da Desmobilização estará disponível na Floreios e Borrões no dia 31 de Julho.
Um conto maravilhoso, apesar de Rita Skeeter continuar sendo uma cobra, não? Talvez Hermione possa capturá-la mais uma vez… Comentem a opinião de vocês!
Tradução e Adaptação pelo Beco Literário
Dê os créditos!