O que é tarô ou tarot?
O tarô ou tarot é um baralho com 78 cartas, chamadas de arcanos, que são divididos em dois grupos: os arcanos maiores (22) e os arcanos menores (56).
Os arcanos maiores representam arquétipos da sociedade e do imaginário coletivo, representando partes de nós que não podem ser mudadas, como ideias, forças e possibilidades inatas. Ex.: O Papa, A Roda da Fortuna, A Sacerdotisa.
Já os arcanos menores aparecem para complementar os arcanos maiores e representam especificações e características que podem ser mudadas dentro de uma situação. Eles são bastante conhecidos por quase todo mundo, já que são muito utilizados para jogos recreativos. Ex.: Dois de Paus, Cinco de Ouros, Rainha de Copas.
Do que se trata o tarô?
O tarot é um oráculo que pode auxiliar o consulente (pessoa que se beneficia da leitura) em sua jornada de autoconhecimento. Existem dois tipos de prática no tarot: a divinatória, que consiste em previsões do futuro e a terapêutica, que proporciona uma análise mais a fundo de situações, sem prever o que vai acontecer.
O tarot considera sempre que as ações moldam o destino, portanto, o livre arbítrio do consulente sempre é levado em conta. Mesmo na modalidade divinatória, a previsão não se trata de uma sentença. Já na modalidade terapêutica, o tarot auxilia na autocompreensão, no autocuidado e na autorreflexão de aspectos da vida.
Como funciona o tarot?
Ao contrário do que muitos pensam, o tarô não substitui terapias convencionais com profissionais da saúde mental, mesmo na modalidade terapêutica. O tarô funciona como uma rede de apoio e aconselhamento para o consulente obter conselhos rápidos e outras visões sobre uma situação, que pode estar bloqueada naquele momento.
Uma leitura de tarô se baseia no principio da aleatoriedade, ou seja, as cartas saem de forma aleatória e por meio dos arquétipos e das figuras apresentadas, o consulente em conjunto com o tarólogo, passa a elencar informações inconscientes de forma linear, propiciando uma reflexão mais ampla sobre a situação lida.
Quem pode ler tarô?
O tarot é lido com o auxílio de um tarólogo profissional, que é a pessoa que estuda e é capaz de interpretar as mensagens trazidas pelas combinações das cartas, sempre em conjunto com as informações trazidas pelo consulente.
Qualquer pessoa pode se beneficiar de uma leitura de tarot, acreditando ou não, apesar de ser altamente encorajado que a pessoa ao menos acredite. Uma leitura de tarot não tem pré-requisito ou preparação prévia por parte do consulente. Vale a pena ressaltar também que, além do tarot, existem outros oráculos em forma de baralho, como baralho cigano, que é lido por cartomantes. Cartomantes podem ser tarólogos, mas nem todo tarólogo é um cartomante. Tarólogos são especializados apenas no tarot convencional.
Tarot está ligado a alguma crença ou religião?
Não. Ao contrário do que muitos pensam, o tarô não está ligado a nenhuma crença ou religião. É comum que tarólogos utilizem artifícios de suas crenças pessoais durante as leituras como incensos, cristais e outros objetos de proteção, mas isso fica a critério de cada pessoa.
O tarô não tem ligação alguma com religiões e não é preciso ter nenhuma conexão espiritual ou sobrenatural para ler ou se beneficiar das leituras das cartas. Um tarólogo se forma com muito estudo teórico e prático, não com intuição.
Como funciona uma leitura de tarô?
Existem várias formas de se fazer uma leitura de tarot. Geralmente, antes de abrir as cartas, o tarólogo pede ao consulente que conte e contextualize um pouco sobre a situação que vai ser lida. Por exemplo, caso você queira falar sobre sua vida amorosa, o tarólogo pode perguntar o que está acontecendo, o que ocasionou o problema, quem são as pessoas envolvidas…. Quanto mais detalhes e informações você fala, mais acertada é sua leitura.
Depois da contextualização, o tarólogo escolherá a melhor forma de embaralhar, tirar e organizar as cartas para te aconselhar. Feito isso, as cartas são interpretadas sozinhas e em conjunto com outras, conforme a leitura avança. O consulente pode e deve participar a todo momento da interpretação, fazendo perguntas, colocações, complementando, etc.
Tarot é confiável?
Sim. O tarô pode ser uma ferramenta muito importante para o autoconhecimento e a autorreflexão de muitas situações na vida. Cada combinação de cartas pode trazer uma mensagem diferente e levando em conta que existem 78 arcanos, que podem ser combinados em duplas, trios e grupos maiores, a possibilidade de mensagens e aconselhamentos é infinita.
No entanto, um bom tarólogo sempre recomendará que o tarô seja parte da sua rede de apoio, de forma que ele nunca substitua terapias convencionais com psicólogos, psicanalistas e médicos em geral. Cada coisa precisa ficar no seu lugar!
De onde surgiu o tarô?
Não existem registros muito acertados de onde o tarot surgiu. Alguns evidenciam que os primeiros baralhos foram criados em meados de 1410, na Itália, e foram sofrendo alterações ao redor do mundo e com o passar do tempo, como bem explica o Tarot Online.
Conforme os estudos avançavam, outras modalidades de leitura também foram sendo desenvolvidas.
Comentários do Facebook
1 comentário
Amooooo