A rede de livrarias Saraiva, anunciou uma nova estratégia comercial que vem causando muita polêmica e pode ameaçar as vendas de várias editoras brasileiras. Usando do artificio de ser a maior rede de livrarias do país, a empresa ameaçou cerca de 18 editoras que praticam descontos maiores em lojas concorrentes. As editoras ficariam proibidas de praticar um desconto maior fora da rede, caso o contrario a Saraiva iria devolver e deixar de vender os livros da editora que descumprisse essa ordem.
Na pratica, o preço dos livros em outras lojas, jamais poderiam ser menores do que o preço na rede de lojas da Saraiva. De um modo geral, essa medida extrema foi tomada para concorrer com as demais livrarias do país, mas principalmente com a Amazon.
A nota informando a decisão foi enviada as principais editoras do país, que num primeiro momento receberam o comunicado com espanto, algumas chegaram até pensar em ser uma brincadeira. A Saraiva não se manifestou sobre o assunto, apenas se limitou a dizer que não comenta estratégias comerciais.