O destino volta a falar mais alto em Once Upon a Time. Lily mostrou que, não importa o mundo onde os personagens da Floresta Encantada estejam, eles sempre estarão interligados de maneira misteriosa.
Sabendo que sua filha sobreviveu ao mal infligido por Branca de Neve e Príncipe Encantado, Malévola abandona o plano de Gold para procurar sua herdeira. Sua única alternativa nesse caso é recorrer a Emma. Além de ter experiência rastreando pessoas, a Salvadora se sente culpada pelo que aconteceu à criança. Tudo que ela conquistou até hoje foi graças ao sacrifício de seus pais e já está mais do que óbvio que ela não concorda com o que foi feito para seu bem.
A coincidência, ou melhor, o que aparenta ser coincidência, é que a vítima que tornou possível o título de Salvadora é uma velha conhecida de Emma. Lily só trouxe decepção e problemas para sua vida. O potencial para o mal presente na moça chega a ser comparado a uma maldição. Não importa o quanto queira fazer algo de forma correta, tudo sempre acaba desmoronando. Não foi à toa que sua relação com Swan não tenha dado certo.
Agora, anos mais tarde, a Salvadora deve ir em busca de sua amiga do passado a fim de se redimir pelos erros que sua família cometeu. O destino mais uma vez intervém e ela segue direto ao encontro da antiga parceira. Se o pneu de seu carro não tivesse furado ao desviar daquele animal na pista, ela nunca teria entrado na cafeteria e continuaria achando que Lily estava morta. Mais um mistério envolvendo a conexão entre os dois mundos e que é bem comum entre os personagens.
Só que nem tudo é tão fácil assim em OUAT. A filha de Malévola sabia toda sua história anterior e passou grande parte de sua vida planejando se vingar dos pais de Emma em Storybrooke. Claro que Swan não poderia deixar que isso acontecesse. Ainda mais agora depois da morte de Cruella, que a deixou bastante instável e propensa para o lado sombrio.
Destaque, portanto, deve ser dado a Regina nesse contexto. Se não fosse por ela, a Salvadora teria puxado o gatilho. A Rainha Má sabe por experiência própria a dificuldade que é sair desse caminho que Emma pode estar seguindo. Ninguém melhor que ela para tentar impedir que o pior aconteça. Aliás, Regina já se tornou uma personagem indispensável e evoluiu de maneira sem igual ao longo da série. E é muito bom ver sua relação com Emma evoluindo ao ponto de uma tentar proteger a outra.
Enquanto isso, Gold se aproveita da ausência de sua rival para recuperar o coração de Bela e tirar a vantagem de Regina sobre ele. E outra vez demonstra o quanto gosta de seu antigo par ao deixá-la livre com seu novo relacionamento. O grande problema com o Senhor das Trevas, entretanto, é justamente saber quando ele está sendo sincero. Pode ser que depois de concretizar seu plano, ele volte para recuperar sua amada.
Uma vez que o coração de Bela foi recuperado, Regina deve agir o mais rápido possível para conseguir salvar Robin das garras de Zelena. Ela até chega a tempo, mas sua irmã já está um passo a frente com sua vingança. Um homem honrado como Robin nunca abandonaria um filho. Essa gravidez não poderia ter acontecido em momento pior. Mas nunca se sabe. A vilã pode estar mentindo sobre a gestação. Regina não tem mesmo nenhuma sorte quando o assunto é o seu final feliz. É impressionante o fato de que ela ainda não tenha surtado após todas essas dificuldades.
A história de Emma com Lily ainda pode ter grandes consequências. O passado das duas talvez tenha influenciado Swan a ver as coisas de maneira diferente, mas ela não deve esquecer toda a maldade que existe em sua antiga amiga. Confiar nela talvez seja um de seus maiores erros nessa temporada. Ainda mais agora que sua condição favorece a concretização do plano de Rumple, que sempre consegue o que quer.