Mama’s Here Now, considerado o penúltimo episódio da primeira temporada já que amanhã sairão os dois últimos de uma só vez, foi um capítulo emocionalmente pesado e frágil, mostrando uma Annalise Keating totalmente introspectiva, diferente da que estamos acostumados a ver berrando a plenos pulmões nos tribunais e deixando todos sem palavras.
Ophelia, mãe de Annalise, chega à cidade após uma ligação desesperada da filha no episódio anterior, causando impacto em Bonnie e Frank, que não sabiam da surpresa. Don’t you know a VIP when you see one?
Diferente de todos ao seu redor, Ophelia não acha a filha extraordinária, o que nos serviu de gancho para mostrar todas as fragilidades que o passado de uma professora de direito penal esconde, causadas por traumas da infância pobre e sofrida. A Mama não dá brechas, porque, segundo ela, havia alertado Annalise sobre tudo isso. Annalise, que insiste em chamar de Anna Mae, seu nome de batismo.
Enquanto isso, há um novo caso para Bonnie, Frank e os estudantes defenderem: uma enfermeira acusada de estuprar um de seus pacientes. Como não há Keating para arrasar nos tribunais, é a vez de Bonnie provar porque possui tanta estima por parte de sua chefe. E, no que parecia um caso perdido, a moça consegue virar o jogo e se mostrar como uma digna sócia da melhor advogada criminal do país.
Além disso, a prisão de Nate Lahey, inocente pelo assassinato de Sam Keating, faz Laurel, Michaella, Wes e Connor se sentirem cada vez mais corroídos pela culpa de mandar um inocente para a cadeia, beirando a paranoia, acrescida à preocupação constante de Wes com sua namorada Rebecca, que parece estar omitindo mais coisas desta vez.
Confesso que não gosto do que Wes está se tornando. O que, ao mesmo tempo, parece ser um protagonista forte, é totalmente corruptível e vulnerável pelo amor que sente por Rebecca. E ainda não estou convencido por ela. Muito misteriosa, leva a maioria dos acontecimentos na brincadeira, acontecimentos estes que podem definir seu futuro. Veremos como será o desenrolar do casal nos próximos episódios – e na próxima temporada, que já foi confirmada por Viola!
A atuação de Cicely Tyson como Ophelia foi incrivelmente brilhante e nos faz pensar que não poderia ter havido atriz melhor para contracenar com Viola Davis, que dispensa quaisquer comentários sobre sua atuação realista e comovente. Outro destaque deste episódio vai para Liza Weil – a Bonnie! – cuja atuação empatou com a de Viola quando sua personagem se provou uma fiel escudeira de Annalise perante os jurados, mesmo após cometer deslizes significativos para o andamento do caso.
Mama’s Here Now apresentou um ligeiro aumento na audiência, como vem acontecendo quase toda semana, e nos deixou uma aura misteriosa para o fim, quando Annalise visita Nate, e planta a semente da discórdia em nossos pensamentos: afinal, ela vai defendê-lo ou não? O que o casal esconde além dos beijos trocados em segredo?