CONTÉM SPOILERS
As expectativas para esse episódio de Grey’s Anatomy eram grandes. Mas não para todos os fãs. Sei que quando se trata do casal principal, as opiniões ficam muito divididas. Existem aqueles que não aguentam mais drama entre os dois e aqueles que estão sempre abertos a isso. Particularmente, encaixo-me na segunda categoria. O importante para mim é a maneira como a história é conduzida, e que faça sentido com tudo que vimos até hoje sem parecer forçado. E foi isso que aconteceu em With or Without You.
Mas antes vamos falar da surpresa de Hunt, que descobriu sobre o novo relacionamento da mãe. Sua primeira reação foi pensar o que grande parte das pessoas pensa quando presencia algo assim: que a união é por interesse, pois não seria possível um homem tão jovem se apaixonar por alguém daquela idade se não fosse por dinheiro. Mais uma vez, a série traz uma questão polêmica que é muito bem discutida.
Owen comete o erro de não tentar compreender de nenhuma forma a situação da mãe e ainda fazê-la acreditar que tudo era uma farsa, causando o término da relação. Felizmente, ele se dá conta de seu erro a tempo de consertar as coisas. Depois de vários anos sozinha, sua mãe finalmente estava feliz e isso bastava. A diferença de idade para um casal como eles não existe. E a maneira como o amor entre os dois é mostrado vai de encontro a qualquer tipo de preconceito que ainda possa existir em uma questão como essa.
Ao contrário do esperado, o foco do episódio não foi exclusivamente no problema de Grey e Shepherd. Temos apenas duas cenas entre eles, abrindo e fechando o episódio. A história em Washington vai sendo revelada aos poucos em flashbacks. Gostei da maneira que isso foi feito, mostrando cenas da história de “MerDer” antes da possibilidade de traição. Porém, como ponto negativo, esse recurso não foi algo novo. Ficava recordando a toda hora o episódio em que Owen narra para Cristina sobre sua traição, e tudo vai sendo mostrado aos poucos assim como aqui.
Em seu novo dark place, Meredith vai para o hospital e, como já é típico, não fala sobre seus problemas e foca no trabalho. Participa de um caso com Alex e os dois acabam não se entendendo sobre o tratamento. Coincidentemente, com o retorno de Derek, a maré de sorte da cirurgiã acaba e o paciente não sobrevive. E é Alex quem está lá para apoiar a amiga e falar algumas verdades. Ele é um dos personagens que mais cresceu nessas 11 temporadas, e ver seu amadurecimento refletindo em seu relacionamento com Grey é muito bom. Principalmente agora que são os únicos restantes do time original de internos.
Os flashbacks demonstram uma sucessão de situações que podem ter mandado a mensagem errada para Renée, colega de pesquisa de Derek. Mas foi o próprio neurocirurgião o culpado por isso. Ele que começou a se aproximar dela e definitivamente alguns olhares indicavam algo mais. Ele inclusive retribuiu o beijo no início. Mas felizmente resistiu à tentação.
Como falei no início, os acontecimentos do episódio fizeram sentido com tudo que vimos até hoje. Não foi à toa que várias cenas do que Meredith e Derek viveram foram mostradas antes dos acontecimentos na capital americana. Trair Grey era destruir tudo que os dois passaram juntos e, por mais que o casamento esteja fragilizado, a verdade é que essa história os une de maneira única, mesmo estando em situações diferentes.
E foi isso que a última cena ilustrou. As diferentes percepções dos dois após esse tempo separados. Shepherd assumiu que o que realmente importa para ele são seus filhos e sua esposa, que ele ama. Por outro lado, Meredith teve uma experiência bem diferente com a viagem do marido. Tornou-se uma médica melhor em sua ausência e descobriu que poderia viver muito bem sem ele. A grande questão aqui é que ela não quer fazer isso.
As promessas no post-it não foram escritas à toa.
OBS1: Hilário o sermão de Bailey sobre o suborno.
OBS2: Finalmente Hunt e Amelia conseguiram ficar juntos.
OBS3: Em 27 de março de 2005, 10 anos atrás, era transmitido o primeiro episódio de Grey’s Anatomy. E não há nada melhor do que relembrar os momentos que passamos com Meredith, Izzie, George, Alex e Cristina.
Extra: Veja a promo do próximo episódio, When I Grow Up.