Livros, Resenhas

Resenha: Thor – Contos de Asgard, Stan Lee & Jack Kirby

“Contemple, corajoso aventureiro, o fabuloso reino de Asgard, lar de milhares de mitos e lendas que inspiraram e arrebataram a humanidade por séculos. Agora você pode descobrir esses incríveis contos por si mesmo, recontados à inconfundível e magnipotente moda Marvel pelos superastros dos quadrinhos Stan Lee e Jack Kirby.”

Apesar de uma grande parcela das primeiras aventuras de Thor se passarem na Terra, as origens dos mitos nórdicos sempre estiveram presente, especialmente na forma dos esquemas maquiavélicos de seu irmão, Loki. Mas a partir de Journey Into Mystery 97, Lee e Kirby realmente começam a explorar o potencial narrativo da mítica história de Thor numa tira secundária de cinco páginas, chamada apenas de Contos de Asgard.

No decorrer das 49 edições a dupla trabalhou para dar vida a antiga mitologia nórdica. Das origens dos Nove Reinos ao apocalipse inevitável chamado Ragnarok. Uma grande parte das lendas foram apresentadas pela Marvel de uma maneira magnífica. Em uma época em que Hollywood levava a grandeza épica para as telas do cinema, com Ben-Hur e Cleópatra, Lee e Kirby fizeram o mesmo com os quadrinhos.

Contos de Asgard se dá início com o surgimento do primeiro dos Aesir, Bori, aquele que viria a ser o avô de Odin, filho de Borr. A história retrata como Odin e seus dois irmãos criaram um anel em torno da Terra, possibilitando que a árvore mágica Yggdrasill crescesse e espalhasse seus ramos pelo mundo, protegendo-o enquanto aguardava a vinda do homem.

Invasion-2

Enquanto os humanos ainda estavam por vir, Odin liderou as forças asgardianas contra os gigantes de Gelo, que ameaçavam Asgard dia e noite. Ele enfrentou batalhas duras ao lado de seus irmãos, e eventualmente encontrou a chance de enfrentar Ymir, o rei dos gigantes de gelo. Em um duelo impressionante, que chegava a partir montanhas e a rasgar os chãos, Odin derrota o gigante de gelo, aprisionando-o nas cáusticas flamas das profundezas. A história segue, contando como Odin derrota o demônio de fogo, Surtur. E também é apresentado a infância de Thor até sua fase adulta, terminando em uma grande batalha no Ragnarok.

O jeito único de escrever de Stan Lee, faz com que Contos de Asgard se tornasse um grande clássico, os diálogos épicos e as intrigas entre Thor e Loki ficam ainda mais evidente, inclusive a origem dessa inveja milenar entre irmãos. Vemos um jovem Deus do Trovão enfrentando vários desafios, com a intenção de um dia ser digno o suficiente para erguer o martelo Mjolnir. Conhecemos também muitas figuras do universo de Thor, que compõem seu círculo de amizades em Asgard. Uma leitura agradável e épica que certamente agradará fãs e afins.

Anterior Seguinte

Você também pode gostar de...