Perfume e emoção mantêm uma relação muito íntima. Um perfume é guardado na memória acompanhado da emoção, do sentimento que experimentamos naquele momento, e quando acessamos essa memória afetiva, revivemos aquela emoção, provamos do mesmo perfume. Por isso, há quem diga que é quase impossível dissociar perfume de afeto. Me parece impossível iniciar uma resenha de Perfume de Hotel sem citar algum trecho totalmente hipnótico do próprio livro. Entre tantos que destaquei, confesso que foi difícil escolher poucos para destacar nessa resenha. Se Carla conseguiu emanar um perfume totalmente novo ao nos relatar sua viagem a Nova Iorque, nesse relato do Chile, ela conseguiu trazer os aromas de uma perfumaria inteira.
O segundo volume de Perfume de Hotel era um livro que eu estava totalmente ansioso para ler. Assim como o anterior, não é grande ou fantasioso e trás puramente os relatos da viagem para o Chile da autora e do seu grupo, que considero meus amigos e companheiros de viagem também. Isso faz o leitor se perder nas entrelinhas e, assim como sugere o título, se perfumar a cada frase.
Um dos marcadores mais bonitos e criativos que eu tenho <3
Como no livro anterior, a narrativa da Carla me despertou as mais variadas emoções, isto é, cada página me remeteu a uma determinada lembrança, mesmos lugares podem ter aromas diferentes, dependendo do seu ponto de vista. E claro, como não poderia ser diferente, suas reflexões parecem se encaixar perfeitamente no que você está sentindo no momento e seus conselhos parecem ser tudo o que você precisa ouvir. Isso mesmo, ouvir. Muitas vezes, os livros nos tiram o sono, mas ainda assim fazemos esforço para lê-los, afinal, são palavras. Mas em Perfume de Hotel, você vai se surpreender, uma vez que não são apenas palavras. Parece uma história contada ao redor da fogueira, uma listagem de memórias espetaculares rememoradas em um acampamento em família.
A vida não é medida pelo número de vezes que respiramos, mas pelos lugares e momentos capazes de tirar nosso fôlego.
E eu posso garantir que esse livro vai acrescentar muito a sua vida, pois você ficará sem fôlego muitas vezes, inebriado pelas paisagens a que, conhecendo ou não, você será transportado imediata e realmente.
É engraçado porque em certa passagem, a autora diz que, lendo Pablo Neruda, revirou sua própria história de vida. E no meu caso, foi lendo Carla Pachêco que revirei a minha, sentindo os mais diversos perfumes que me remetiam aos mais diversos momentos magnânimos que tive a oportunidade de viver.
Quase nem gosto de autógrafos com dedicatória, hahaha!
“Quanto mais forte é o vinho, maior é a sua lágrima”. Isso me fez pensar que na vida o que nos faz chorar também nos fortalece.
E, para finalizar, confesso que em certa passagem me identifiquei muito com o desejo do marido da autora em conhecer o Pacífico. Sim, eu espero muito pelo dia que conhecerei esse outro oceano, que me parece esconder os mais diversos mistérios… Não sei o porquê dessa vontade, mas sempre a tive comigo.
Concluindo então, o clichê que também pode ser sabedoria popular: Perfume de Hotel é leitura obrigatória para quem é fissurado por viagens e por conhecer cada canto desse mundão assim como eu. E o que o torna diferente dos outros livros são os sentimentos, como eu já disse anteriormente, completados com aromas e sabores dos mais variados tipos, e claro, as fotos no final que nos fazem sentir como parte da viagem! Eu mesmo, já me sinto como se fosse melhor amigo do grupo e como se tivéssemos vivido tudo isso juntos. E mal posso esperar pelo nosso próximo destino!
“Nem todo ponto final indica fim de história, pode ser só o começo de um novo parágrafo”. E eu ainda arriscaria completar: pode ser só o começo de mais uma viagem, da tradução de um outro perfume.
Para saber mais sobre o livro e a autora, clique aqui. Vai ler e quer ter uma experiência “tridimensional”? Te recomendo essa playlist, que foi a mesma que ouvi enquanto lia. Sua experiência será mil vezes melhor!
Posso dar seis estrelas de cinco? Vou dar mesmo assim…
Clique na imagem para ler a resenha do volume anterior, Perfume de Hotel – Nova Iorque