Livros, Resenhas

Resenha: Os Fabulosos X-Men: A Saga da Fênix Negra – Chris Claremont & John Byrne

“Reunidos pelo professor Charles Xavier para proteger o mundo que os amedronta e ameaça, os X-Men travaram diversas batalhas, viveram aventuras em outras galáxias e combateram incontáveis inimigos, mas nada seria capaz de prepará-los para a mais chocante batalha de suas vidas. Um de seus próprios membros, Jean Grey, adquiriu poder além da compreensão e foi corrompida por ele. Agora, a equipe de mutantes precisa decidir se a vida de sua amada companheira vale mais do que a existência de todo um universo!”

Jean Grey, com o poder de destruir todo o universo, tornou-se uma vilã dentro da própria casa dos X-Men, convertendo A Saga da Fênix Negra em um fenômeno que se tornou a base de todas as outras histórias, elevando os mutantes ao status de equipe mais popular da Marvel. Assim, podemos dizer que essa saga foi um divisor de águas na história dos X-Men, o termo “clássico” por si só, não chega perto de fazer justiça a essa HQ.

Com a Saga da Fênix Negra, Chris Claremont e John Byrne receberam status de heróis na comunidade dos quadrinhos, o roteiro criado por Claremont foi uma surpresa na época, ninguém havia feito uma história com tamanha magnitude e uma transformação tão radical em uma heroína, graças a essa HQ os X-Men se converteram em sucesso estrondoso no decorrer da década de 80 e 90, culminando na trilogia cinematográfica, em que a Fênix Negra é explorada livremente.

wyngarde-and-jean

A arte de John Byrne é muito bem detalhada, principalmente a heroína Jean Grey (Fênix Negra), o seu maior desafio foi diferenciar a heroína da vilã, mesmo ambas sendo a mesma pessoa, e ele conseguiu, o resultado foi incrível, mesmo a Fênix tendo as feições da Jean, sua aparência passa uma sensação de perigo iminente que a destaca.

Jean Grey ultimamente tem tido sua mente invadida por um homem que adotou a identidade de Jason Wyngarde, diretor do “Clube do Inferno”, grupo formado por vilões poderosos e com muitos recursos, que também influenciam o mundo corporativo. O que Jason quer com Jean Grey é libertar seu verdadeiro potencial e transformá-la na Rainha Negra, a rainha do Clube do Inferno. A invasão mental de Wyngarde resulta em ilusões em que Jean acredita ser o verdadeiro amor de Jason, até que ela volte a si.

uncanny_x-men_132_wolverine_alone_marvel_april_1980

Logo os X-Men encontram mais dois mutantes e imediatamente enviam duas equipes para recrutá-los. Katherine Pryde , a “Lince Negra”, é uma estudante de apenas treze anos de idade cujo os poderes começaram a despertar recentemente e Allison Blaire, a “Cristal”, é uma jovem e bela cantora. Antes que consigam recrutá-las, os X-Men são interrompidos por vilões enviados pelo Clube do Inferno, que planejam mais do que apenas dominar Jean Grey, mas também capturar os novos mutantes e abusar de seus poderes. Será que a instável heroína irá se deixar levar pelas ilusões? Ou resistirá a corrupção?

Um verdadeiro clássico, “A Saga da Fênix Negra” é uma grande história, complexa e muito bem contada, os momentos de calmaria normalmente precedem uma grande sequencia de ação, onde a própria existência do universo corre um perigo iminente, que se agrava ainda mais com a força da perigosa Fênix Negra, uma criatura extremamente poderosa e desprovida de compaixão.

Anterior Seguinte

Você também pode gostar de...