Personagens novos e conhecidos do Acampamento Meio-Sangue dividem espaço nesse primeiro volume da série Os Heróis do Olimpo.
Rick Riordan volta ao universo de Percy Jackson e os Olimpianos com ainda mais aventuras, humor e mistério.
Depois de salvar o Olimpo do maligno titã Cronos, Percy Jackson e seus amigos trabalharam duro para reconstruir seu mais querido refúgio, o Acampamento Meio-Sangue. É lá que a próxima geração de semideuses terá de se preparar para enfrentar uma nova e aterrorizante profecia.
Os campistas seguirão firmes na inevitável jornada, mas, para sobreviver, precisarão contar com a ajuda de alguns heróis, digamos, um pouco mais experientes – semideuses dos quais todos já ouvimos falar.
CONTÉM SPOILERS!
Jason é um rapaz com amnésia, que acorda em um ônibus sem saber quem é, que idade tem e nem por que está ali. Ele acorda ao lado de Piper, filha de Afrodite, e que diz ser sua namorada; E de Leo Valdez, filho de Hefesto, que diz ser seu melhor amigo. Ele parece ser da “Escola Vida Selvagem” (uma escola para delinquentes), e eles parecem estar numa excursão para o Grand Canyon. Uma tempestade cai pouco depois de chegarem, e um dos excursionistas, Dylan, transforma-se num espírito de tempestade e invoca mais dois. O professor supervisor, o técnico Gleeson Hedge, revela ser um sátiro/fauno. Depois de uma luta na qual Jason usa uma espada que se transforma em moeda de ouro, os espíritos de tempestade são derrotados, mas Dylan sequestra Hedge e escapa. Jason descobre que é um semideus. Dois pégasos aparecem, trazendo duas pessoas numa biga: Annabeth e Butch, filho de Íris deusa do Arco Iris.
Annabeth fica irritada por causa de uma visão que tivera, segundo a qual deveria encontrar alguém com apenas um calçado no Grand Canyon e que pensara ser Percy Jackson, que está perdido.
Annabeth e Piper vão ao chalé de Hera, e lá encontra Rachel, que fica possuída por Hera, que está desaparecida.
“Filho do relâmpago, tome cuidado no chão,
Da vingança dos gigantes os sete nascerão,
A forja e a pomba devem abrir a cela,
E liberar a morte pela raiva de Hera.”
Jason deve liderá-la, um meio-sangue de Hefesto e outro de Afrodite devem acompanhar Jason, na missão. Léo o acompanha, e Drew, fala que quer ir, e Piper é reclamada por Afrodite. Então, eles partem no Dragão de bronze, chamado Festus(consertado antes por Leo), para salvar Hera. Vão pedir ajuda para Bóreas, o vento do norte, ele diz que devem encontrar espíritos de tempestade e levá-los para Éolo, o rei dos ventos. Jason insulta Quione, que manda tempestades de neve a eles em toda a missão. Antes de chegar até Éolo, encontram três ciclopes, a feiticeira Medéia, o rei Midas. Salvam Glesson Hedge e encontram as caçadoras lideradas por Thalia Grace(irmã de Jason). No final, derrotam o gigante Encélado, resgatando o pai de Piper, o gigante Porfírio ressurge, e Hera quase é tragada pela terra. No conselho do acampamento, revelam que Gaia quer derrotar os deuses pelos Gigantes, e que as portas da morte foram abertas, libertando inimigos como Medéia e Midas. Descobrem os semideuses romanos e seu acampamento, e que Percy Jackson está lá, e que provavelmente não sabe quem é.
Antes dessa saga nova há Percy Jackson e os Olimpianos, eu recomendo lerem antes de se aventurarem em Os Heróis do Olimpo, pois uma saga completa a outra. Mas se vocês quiserem ler mesmo sem ter lido a primeira série, não ficarão perdido pois esta é uma nova aventura.