Resenhas

Resenha: Marvels, Kurt Busiek & Alex Ross

Numa cidade onde um homem em chamas caminha pelas ruas, justiceiros em fantasias coloridas sobem pelas paredes e alienígenas de pele prateada vindos de outro mundo trazem o presságio de uma destruição mundial, descubra como é ser um homem comum testemunhando o nascimento do Universo Marvel. Retorne aos primórdios da Era dos Heróis e mergulhe em um mundo repleto de MARAVILHAS.

Marvels aborda várias historias já conhecidas pelo público, porém o que mais se diferencia nessa HQ é a arte e a forma de contar as histórias que se passam do ponto de vista de um fotógrafo, Phil Sheldon, um homem comum, sem poderes ou habilidades.

Escrita por Kurt Busiek e desenhada por Alex Ross é, diga-se de passagem, um trabalho que beira a perfeição, de longe uma das melhores artes já feitas em HQs. Alex Ross trabalha com hiper-realismo, algo incomum em HQs, mas com um resultado incrível.

A historia toda se passa em Nova York, começando em 1939, Phil o fotógrafo jornalístico, quer cobrir a segunda guerra mundial, que é onde supostamente a ação está, mas logo com o surgimento de seres poderosos como o Tocha Humana e Namor ele desiste, afinal ambos estavam apavorando a população, e por serem intrigantes, captam a atenção de Phil. Durante os eventos em NY também vemos jornais com manchetes sobre o Capitão América e Bucky Barnes destruindo os Nazistas na Europa e um dos acontecimentos mais importantes dessa etapa se desenrola durante a batalha entre Namor e o Tocha Humana. Enquanto se confrontam, Phil Sheldon decide se aproximar o máximo possível para fotografar a batalha frenética, então o Tocha humana empurra Namor em uma parede de tijolos logo acima de Phil, que é atingido no olho e passa o resto da HQ com um tapa olho, o que lembra o nosso estimado Nick Fury. Também temos várias referencias a outros heróis durante a HQ, uma em especial é a de Danny Ketch, o terceiro Motoqueiro Fantasma, ainda garoto e simples entregador de jornais que um dia irá se tornar uma caveira em chamas que trará agonia às almas perversas.

Com o passar das décadas vemos a população temerosa e raivosa com o surgimento dos mutantes, então temos cenas do povo caçando mutantes com medo de serem atacados pelos “Homo Superior”, os problemas pessoais de Sheldon também surgem dando mais humanidade ao personagem, além de presenciarmos fatos memoráveis, como a invasão de Galactus, o casamento de Reed Richards e Susan Storm e o famoso fim de Gwen Stacy pelas mãos do Duende Verde.

Marvels é com certeza uma das melhores HQs da Marvel, não só pela qualidade artística e literária, mas pela visão do autor, que conseguiu com sucesso desenvolver um novo ponto de vista nas histórias da Marvel. Em uma única linha de tempo vemos Phil Sheldon casar, envelhecer e ter suas filhas ao mesmo tempo em que o mundo é constantemente ameaçado e constantemente salvo pelas “maravilhas”, como diria o próprio Phil Sheldon.

Anterior Seguinte

Você também pode gostar de...