Resenhas

Resenha: Incendeia-me, Tahereh Mafi

Incendeia-me é o terceiro volume da trilogia distópica Estilhaça-me, escrita por Tahereh Mafi.

Começando exatamente onde Liberta-me terminou, o Ponto Ômega está destruído e Julliete acabou ficando nas mãos de Warner. Devido a isso, uma iminente guerra pode chegar ao Restabelecimento…

Primeiro de tudo, se eu pudesse resumir essa resenha, ela seria: “FUJAM DESSA TRILOGIA. POUPEM TEMPO.”. Mas acho que seria um desrespeito muito grande com vocês, então eis me aqui pra explicar os motivos para se fugir dessa história.

Minha relação com Estilhaça-me nunca foi amigável. De começo, eu não havia lido devido à sua capa horrenda. Mas ok, chegaram as novas e várias amigas falavam para eu ler e então dei uma chance. Li o primeiro livro e fiquei “what?”, tudo bem, era o primeiro volume e, tolo, acreditei que o segundo iria melhorar. Só que aí chega a continuação e, tcharaaaaan, as coisas pioram. Ao invés de evoluir um pouco, o negócio fez foi piorar. Mas não para por aí, como eu sou um teimoso e já tinha lido os dois primeiros livros, me arrisquei e lá se fui terminar essa trilogia. Jesus, o que foi esse terceiro volume? Desculpem a palavra, mas que porcaria foi essa que eu li? O livro é comum, não traz nada de novo, é chato, os personagens são irritantes, mas o pior de tudo é o romance. Sério, estou me perguntando até agora os motivos de tanta gente ter gostado dessa série, porque olha, é tudo mais do mesmo e não tem nada de interessante. Mafi não se deu ao trabalho de explorar o seu cenário, de sequer explicar mais coisas sobre o mundo, sobre o Governo. Decidiu bater na tecla de um romance chato, sem carisma, como se já não bastasse ter uma história insossa e simples.

Ao contrário dos outros dois livros, estes não tem o fator que deixava a leitura um pouco mais tragável. Mafi perdeu a essência poética de sua escrita, o que deixou a experiência com Incendeia-me o pior possível. A única coisa que realmente “salvou” foi os capítulos serem curtos e a linguagem ser simples. Apenas isso. Mas nada compensa o tempo perdido e o desconforto que tive ao ler esse desfecho.

Além disso, o desenrolar das coisas nesse volume é péssimo. Mafi enrolou demais e encaminhou o clímax de uma maneira rápida, como se tivesse feito só pra dizer que fez. Acredito que para quem gostou dos volumes anteriores, o encerramento foi satisfatório, mas para mim, não passou de uma tentativa muito, MUITO frustrada de fazer algo épico.

Sinceramente, o meu conselho para vocês é: evitem essa trilogia. É fraca e nada nos três livros compensam o tempo perdido e o dinheiro gasto.

Anterior Seguinte

Você também pode gostar de...