Garoto Encontra Garoto é um romance escrito por David Levithan.
Paul é um garoto gay que cursa o ensino médio em uma escola meio fora do normal (?). Um colégio onde um quarterback é uma drag queen e, olhem só, há um clube que é uma Aliança entre gays e héteros, onde ensinam os garotos a dançar.
Ok, até aí, tudo bem. Sendo que, certo dia, Paul encontra um garoto chamado Noah e aí começa uma história de amor e amizade.
AI MEU DEUS! Quem acompanha o site há um tempo, viu o quanto fui pego de surpresa por Will&Will e logo após a leitura de tal, já ansiava por algo do gênero escrito por Levithan. Eis que, assim que a Galera Record comunicou que ia publicar, ele já estava na minha lista. O livro saiu, passou mais de meses e tcharam, vim ler agora e, óbvio, passar minha impressão para vocês.
Tem como não amar o Levithan? O cara escreve histórias sobre pessoas normais em situações normais mas, claro, com toda aquela paixão que arranca suspiros e me faz sentir vivo. É como se apaixonar. Sentir borboletas na barriga e ai… Não tinha se passado nenhum capítulo inteiro e eu já estava delirando e sonhando, pensando em como tudo se desenrolaria e querendo saber quais rumos a história de Paul iria tomar.
A história é basicamente um romance clichê, porém, há momentos na vida que é preciso de um clichê como este. Geralmente, romances/dramas adolescentes são sempre aqueles temas bem batidos dos quais já sei todos os passos que os protagonistas vão tomar, neste, apesar de saber como iria acabar, não esperava as atitudes, situações e momentos que iriam levar ao desfecho. E isso foi uma grande surpresa, porque além de ser surpreendido, também fiquei extasiado com os fatos que aconteceram.
Os personagens… Ah, os personagens! Tão humanos, tão únicos, tão peculiares, tão amáveis. Outra característica que eu gosto bastante na escrita do David é a construção do elenco de suas tramas. Eles são bem elaborados e ficam longe de estereótipos. Isso é algo que deve ser levado em conta, pois é muito difícil ver personagens bem construídos e únicos. Não preciso nem falar da escrita e da narrativa, né? Levithan dá um show único! Com uma prosa totalmente fluida, é impossível deixar de lado a vida de Paul. O mundo literário precisa de mais autores como David Levithan.
Eu só tenho a falar que se você ainda não conhece o trabalho deste autor, dê uma chance. Vale a pena. Garoto Encontra Garoto me surpreendeu mais do que eu esperava, foi lindo e também foi uma lição. Levithan prometeu, fez e cumpriu com êxito. Não vejo a hora de ler outra obra do autor.