Resenhas

Resenha: Aristóteles E Dante descobrem os segredos do Universo

Dante sabe nadar. Ari não. Dante é articulado e confiante. Ari tem dificuldade com as palavras e duvida de si mesmo. Dante é apaixonado por poesia e arte. Ari se perde em pensamentos sobre seu irmão mais velho, que está na prisão.
Um garoto como Dante, com um jeito tão único de ver o mundo, deveria ser a última pessoa capaz de romper as barreiras que Ari construiu em volta de si. Mas quando os dois se conhecem, logo surge uma forte ligação. Eles compartilham livros, pensamentos, sonhos, risadas – e começam a redefinir seus próprios mundos. Assim, descobrem que o amor e a amizade talvez sejam a chave para desvendar os segredos do Universo.

Aristoteles e Dante descobrem (2)

Esse é um dos livros mais puros que  já li. O personagem principal, Aristóteles, é um adolescente desajeitado que vive em uma família normal, com a qual não consegue se comunicar direito. Além de estar passando por todos os problemas da adolescência, como a timidez, as mudanças de comportamento e personalidade, ele ainda não consegue falar com os pais sobre seu irmão mais velho, seu herói, mas que se tornou um tabu entre eles desde que foi preso. Uma das poucas alegrias de Aristóteles é nadar e é ali que ele conhece seu melhor amigo, Dante.

Esse não é um livro com longas descrições, que esmiúça pensamentos e razões. É um livro bem simples, escrito de maneira clara e objetiva. O personagem principal não entende a maior parte de suas emoções e essa é uma das grandes sacadas da obra: nem todo mundo sabe o que está acontecendo a maior parte do tempo. Não sabe por que está triste, com raiva, infeliz. Às vezes não é nada. Às vezes é tudo misturado. Mas o objetivo desse livro não é o de fazer um estudo sobre a adolescência. É o de contar a história de dois garotos, ambos perdidos, que se acham e se salvam de modo como nenhuma outra pessoa, nem eles mesmos, poderia fazer.

Aristóteles é um personagem muito complexo, com todas as nuances e os desentendimentos de uma pessoa comum. Dante é um personagem mais fácil de entender e gostar.

Esse é um dos aqueles romances tão descomplicados, tão gostosos, que a leitura é fluída e de um supetão só. Mesmo que tenha sido lançado pela Seguinte (selo juvenil da Companhia das Letras), é indicado para qualquer idade.

Anterior Seguinte

Você também pode gostar de...