Anjo Mecânico é o primeiro livro da trilogia As Peças Infernais, a história se passa em Londres no ano de 1878.
O livro conta e história de Theresa Gray (mais conhecida como Tessa), uma garota que vivia em Nova York, e que após a morte de sua tia não teve outra opção além de ir para a Inglaterra morar com seu único parente vivo, seu irmão mais velho, Nathaniel Gray.
Chegando no porto de Southampton, Tessa é recebida, ou melhor dizendo, sequestrada pelas irmãs Dark e Black.
Aconteceu todos os dias da primeira semana em que Tessa esteve na Casa Sombria, como passou a chamar o lugar em que a mantinham prisioneira…
Ainda sem noticias de seu irmão, Tessa era obrigada a fazer tudo que as Irmãs Sombrias (que era como Dark e Black eram chamadas) queriam, com sua “Habilidade especial” ela podia se transformar em qualquer outro ser humano, vivo ou morto, contando que tenha algum pertence desta pessoa, o que transforma a menina em um objeto muito valioso para o Clube Pandemônio, uma organização secreta mantida pelas Irmãs Sombrias, e para O Magistrado, que é como chamam a pessoa que quer Tessa impecável para ele.
Após seis semanas mantida em cativeiro sofrendo nas mãos das irmãs, aparece um garoto, William Herondale, e a tira da mansão.
Havia um menino diante dela. Não podia ser muito mais velho do que ela – 17, ou possivelmente 18 anos. Trajava o que pareciam roupas de operário- um casaco preto gasto, calças, e botas pesadas. Não usava colete, e alças espessas de couro estavam cruzadas sobre a cintura e o peito. Armas estavam presas a elas- adagas, facas dobráveis e coisas que pareciam lâminas de gelo…
Depois que Tessa é salva por Will, é levada ao Instituto de Londres, e descobre o mundo dos Caçadores de Sombras, que em inglês são chamados de Shadowhunters, e vai tentar entender sua própria história e o que ela é. No instituto vai entendendo o que é o Mundo das Sombras, e as criaturas que existem nesse mundo, desde caçadores de sombras, que nada mais nada menos são matadores de Demônios, a lobisomens, vampiros, feiticeiros e anjos.
Tessa quando era mais nova herdou de sua mãe um colar de um Anjo Mecânico, este colar vamos ver ao decorrer do livro, que é um porto seguro da Tessa.
Tessa não conseguia se lembrar de uma época em que não tenha amado o anjo mecânico. Outrora pertencera à sua mãe, que o usava no momento de sua morte. Depois disso tinha permanecido na caixa de joias, até que seu irmão Nathaniel, um dia o pegou para ver se ainda funcionava.
O que vemos neste livro, é a história da Tessa conhecendo este novo mundo e tentando entender o que ela própria é, e o que ela pode fazer. Mesmo com tudo isso acontecendo, esses descobrimentos de novas coisas, tem seu maior problema, O Magistrado, que a quer á qualquer custo, e não desistirá tão fácil.
Com tudo isto acontecendo, Tessa ainda não tem nenhuma noticia de seu irmão, e tem medo de fazer qualquer coisa e refletir nele, que também está sendo refém.
E como toda boa história, temos um romance, mais precisamente, um triângulo amoroso. William Herondale, um rapaz charmoso e atraente mas que guarda um grande segredo, e James Carstairs, um garoto atraente de seu modo, que tem um passado triste, e por causa deste passado, está condenado a morte.
Anjo Mecânico, da trilogia As Peças Infernais, de Cassandra Clare é, em minha opinião um dos livros mais cativantes, interessantes, e encantadores de todos! Cassandra consegue fazer um trabalho incrível e esta, sem dúvida, é a trilogia que eu mais amo.
Narrado por uma terceira pessoa, temos os acontecimentos por completo, e as discrições das cidades e lugares na Inglaterra, e isto é maravilhoso, pois além de termos a história, as ações, o romance e tudo mais, temos também uma visão ampla deste país.
A trilogia começou muito bem com este primeiro livro, além de a história ser maravilhosa, as capas dos livros são lindas também. Recomendo este livro para qualquer um que goste de coisas sobrenaturais, ou até mesmo um bom romance.