Função da literatura
Livros

Qual é a função da literatura?

A literatura tem uma função principal de caráter político e transformador. Ela é capaz de colocar o leitor para pensar no mundo em que vive, moldar seus hábitos, faze-lo pensar de forma mais abrangente…. A literatura tem muitas funções e para entendermos todas elas, precisamos voltar um pouco no tempo.

Literatura com função hedonística e catártica

Os gregos antigos acreditavam que a função da literatura era de ser hedonística e catártica. Hedonística porque ela proporcionava prazer, retratava o belo. O belo, por sua vez, era a semelhança da obra de arte com a realidade. Quanto mais próximo, mais belo.

Já a concepção catártica vem do papel em que as tragédias tinham na sociedade grega. As tragédias são tipos de textos que são, basicamente definidos por dois conceitos: a mimese, que desperta terror e piedade no público e a catarse, que alivia esses sentimentos despertos. As tragédias aliviavam as tensões e os conflitos do mundo grego e por isso, eles acreditavam que essas eram as principais funções da literatura, como arte.

Claro que esses conceitos desapareceram na modernidade, mas a literatura como arte ainda cumpre o papel de causar prazer e aliviar tensões da vida humana. De acordo com o teórico russo Chklovski, a literatura provoca um estranhamento em face da realidade, como se saíssemos do automático e passássemos a ver o mundo com outros olhos.

Literatura com função de comunicação

A literatura é linguagem, então exerce um papel comunicativo na sociedade em que vivemos. Pode influenciar o público ou ser influenciada por ele.

O leitor de um texto literário não é um ser passivo. De acordo com o pensador russo Mikhail Bakhtin, mesmo estando em um tempo histórico diferente do contexto de produção da obra, o leitor também recria e atualiza seus sentidos de acordo com o que lê.

Também no contexto de criação da obra, o autor é influenciado pelo perfil do público que tem em mente e isso se reflete nos temas, valores e tipo de linguagem que escolhe.

Literatura com função individual e social

Segundo o escritor Guimarães Rosa, a literatura é feitiçaria que se faz com o sangue do coração humano, ou seja, a literatura é a expressão das emoções e reflexões do ser humano.

“Escrever é um processo químico; o escritor deve ser um alquimista. (…) A alquImia do escrever precisa de sangue do coração. Para poder ser feiticeiro da palavra, para estudar a alquimia do sangue do coração humano, é preciso provir do sertão.”

– João Guimarães Rosa, em entrevista a Günter Lorenz – “Dialogo com Guimarães Rosa”.

Para saber mais sobre as funções da literatura, baixe nossa aula gratuita clicando aqui.

Anterior Seguinte

Você também pode gostar de...

Comentários do Facebook







Sem comentários

Deixar um comentário