Comemorando seus 40 anos, a Bienal do Livro Rio – agora patrimônio cultural, viveu mais um dia de intensa movimentação neste feriado da Independência, 7 de setembro. Hoje, circularam pelos pavilhões do Riocentro, nomes como Miriam Leitão, Ailton Krenak, Carla Madeira, Bia Bedran, Valter Hugo Mãe e Augusto Cury. Fácil encontrar famílias inteiras com mala a tiracolo aproveitando para as compras, ou carregado de botons e brindes das editoras – ou até pelos jardins, aproveitando momentos de leitura, entre uma ida e outra a algum estande.
+ Entrevista: Holly Black é a rainha de tudo e fala sobre seus gatinhos
Além da mala abarrotada de livros, a professora Beatriz Santos Silva ainda carregava uma sacola plástica e uma mochila. Ela chegou numa van junto com a mãe, a irmã, a tia e duas amigas – todas com malas – vindas de Teresópolis, na Região Serrana. Com tempo cronometrado para a volta, às 17h, elas não perderam tempo nas compras e voltaram para casa disputando espaço no carro com as malas abarrotadas. “Como cada uma de nós tem uma preferência, nem dá para a gente trocar os livros depois. Eu gosto de biografias, minha irmã de fantasia e minha mãe de romances”, contou Beatriz.
Já as amigas Lara e Louise chegaram ao Riocentro às 9h para garantir uma senha – que só foi distribuída às 16h – para autógrafo da autora preferida, Elayne Baeta, de ‘O amor não é óbvio’. “Queríamos muito conhecê-la e ter nossos livros autografados, então valeu o tempo de espera”, disseram. Na Bienal das Narrativas, Baeta participou da sessão “Clichê sim, com orgulho”, no Palavra-Chave.
Rei e rainhas dos botons – Trabalhando pela primeira vez no maior festival de literatura, cultura e entretenimento do país, Erick estava com 4 bottons no crachá da Companhia das Letras, que vai levar para sua coleção. “Eu sou um cara que gosta dos adereços, e como é um evento bem alegre, aproveito. Mas as pessoas olham e sempre querem. Tenho mais de 100 em casa”, revela o moço.
Amanda e a filha saíram da Intrínseca felizes, com dois botons, cada uma. Elas estavam à caça do adereço – perguntando em todos os estandes. “Muitos, a gente compra, muitos a gente ganha, mas tem que perguntar, porque nessa a gente acaba ganhando brinde e levando para casa uma lembrança muito especial da Bienal do Livro”, contou.
Onde comer na Bienal: diversidade de preço para todos os gostos
De hambúrgueres artesanais, a sanduíches de costela, passando pelas massas ou pelo churrasco com pão de alho, e ainda comida árabe ou japonesa, sem esquecer de opções veganas ou vegetarianas, este ano, a Bienal do Livro Rio os jardins do Riocentro estão com mais de 100 opções de alimentação, incluindo restaurantes como: HNT, Billy The Grill, TT Burger, Di Blasi, Porto do Sabor, Oakberry, Cafeteria 3 Corações, O Burguês, BOB´S, Lemax Burger, Rei do Mate e Ravi’s.
A expectativa é de que aproximadamente 600 mil pessoas circulem nos dez dias de festival – que acaba neste domingo, 10 de setembro, e conta com tradução em libras, transmissão simultânea online e nos telões nos jardins do Riocentro.
Confira os destaques desta sexta-feira, 8 de setembro, pós feriado de Independência
10h – Infantil – MESA DO AUTOR – MARCOS CAJÉ
11h – Palavra-Chave – COM OUTROS OLHOS, com Thalita Rebouças
11h – Infantil – PALCO ANIMADO – LONA NA LUA APRESENTA DOM QUIXOTE
12h – Café Literário – NA RUA A GENTE SE ENCONTRA
12h – Infantil – MESA DO AUTOR – STELLA MARIS REZENDE
13h – Palavra-Chave – FANFICS: DA INSPIRAÇÃO À PUBLICAÇÃO
13h – Infantil – PALCO ANIMADO – LONA NA LUA APRESENTA DOM QUIXOTE
14h – Infantil – MESA DO AUTOR – KIUSAM DE OLIVEIRA
14h – Café Literário – RÁDIO NOVELO E A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS
14h – Estação Plural – CONVERSA COM DEIVE LEONARDO
15h – Palavra-Chave – NAS ESTRELAS E NAS CARTAS
15h – Infantil – PALCO ANIMADO – LONA NA LUA APRESENTA DOM QUIXOTE
16h – Café Literário – QUEM TEM MEDO DE VOCÊ, IA?
16h – Infantil – MESA DO AUTOR – ANDREA TAUBMAN
17h – Infantil – PALCO ANIMADO – LONA NA LUA APRESENTA DOM QUIXOTE
17h – Palavra-Chave – PLAY9 EM: COMO ESCOLHEMOS CONTAR HISTÓRIAS?
18h – Café Literário – SEXTOU COM SIMAS
19h – Palavra-Chave – CONVERSA ENTRE GERAÇÕES
Comentários do Facebook
Sem comentários