Retrato de um certo oriente
Matizar Filmes/Divulgação
Cultura, Filmes

Olhar de Cinema recebe a estreia nacional do filme “Retrato de um Certo Oriente”

A 13ª edição do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba, que ocorre de 12 a 20 de junho, anunciou o filme de abertura para 2024.

Ocupando a Ópera de Arame, um dos pontos turísticos mais populares e imponentes do Paraná, o filme “Retrato de um Certo Oriente” traz personagens que foram expulsos de suas terras por conflitos sociopolíticos.

Com direção de Marcelo Gomes, o longa, que é baseado no romance do escritor amazonense Milton Hatoum, que ganhou o Prêmio Jabuti de Melhor Romance (1990), traz os irmãos libaneses, Emilie e Emir, católicos que embarcam do Líbano em uma viagem rumo ao Brasil. No trajeto, Emilie, se apaixona por um comerciante muçulmano, Omar, causando ciúme incontrolável por parte do seu irmão, que usará as diferenças religiosas para separá-los. Porém, antes de chegar ao destino final, em uma briga com Omar, Emir é gravemente ferido em um acidente e a única opção de Emilie é descer em uma aldeia indígena no meio da selva para encontrar um curandeiro que o salve. Após a recuperação do irmão, Emilie toma uma decisão que levará a consequências trágicas.

Retrato de um Certo Oriente – Matizar Filmes/Divulgação

“Neste filme, como em outros que dirigi, sou fascinado pelo conceito de ‘alteridade’. Acredito que a única maneira de desconstruir preconceitos é ver o mundo através dos olhos dos outros. Existem muitas camadas e assuntos no longa, como amor, paixão, preconceito e memória. Mas, primordialmente, é uma produção sobre personagens que são expulsos de suas terras por conflitos sociopolíticos. Isto acontece no Oriente Médio ou na Floresta Amazônica”, comenta o cineasta Marcelo Gomes, responsável também por “Paloma” (2022), “Estou Me Guardando Para Quando o Carnaval Chegar” (2019).

“Decidimos filmar em preto e branco para trazer uma aura de mistério à trama e à Amazônia, retratando aquela imensidão verde em tons de cinza. Além disso, a fotografia em preto e branco é um elemento essencial na narrativa, pois as fotografias são objetos que evocam memórias de dias melhores e oferecem uma possibilidade de cura para as feridas do passado”, comenta o diretor.

 

Retrato de um Certo Oriente – Matizar Filmes/Divulgação

Para Antonio Gonçalves Junior, diretor do Olhar de Cinema, receber a estreia nacional do longa de Marcelo Gomes no festival só reforça a importância do evento na cena cinematográfica do Brasil. “Por mais um ano, a Ópera de Arame se transformará em uma grande sala de cinema para receber a estreia do aguardado longa de Marcelo Gomes. Em 2023, foram mais de 1500 pessoas reunidas para prestigiar um longa nacional. Queremos que, em 2024, esse feito seja ainda mais marcante para a cidade de Curitiba e para o segmento como um todo”, explica.

O elenco de “Retrato de um Certo Oriente”, conta com Wafa’a Celine Halawi, Charbel Kamel, Zakaria Kaakour, Rosa Peixoto e Eros Galbiati. O roteiro é de Marcelo Gomes, Maria Camargo e Gustavo Campos. 

Os ingressos para o Filme de Abertura do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba estarão disponíveis a partir do dia 13 de maio pelo site oficial www.olhardecinema.com.br.

Anterior Seguinte

Você também pode gostar de...

Comentários do Facebook







Sem comentários

Deixar um comentário