No dia 25 de julho, às 19h, o MIS realiza mais uma edição do Clube do Filme do Livro, programa mensal que reúne cinema e literatura. A cada mês, um convidado elege um filme, baseado em um livro, e o museu exibe a produção, seguida de um bate-papo. A convidada da vez, a escritora Andréa del Fuego, escolheu o filme “A hora da estrela”, baseado no clássico livro homônimo de Clarice Lispector. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados com uma hora de antecedência na bilheteria física do museu.
O propósito do novo programa do MIS (instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo) é tratar do filme sob a ótica da adaptação, sobretudo a partir de impressões, reflexões e abordagens do convidado de cada edição. O público pode participar com perguntas e comentários ao longo da conversa.
Sobre o filme
“A hora da estrela” (dir. Suzana Amaral, Brasil, 1985, 96 min, 12 anos, arquivo original restaurado) – Macabéa é uma migrante nordestina semianalfabeta que trabalha como datilógrafa numa pequena firma e vive numa pensão. Ela conhece o também nordestino Olímpico, um operário metalúrgico, e os dois começam a namorar. Mas Glória, uma colega de trabalho de Macabéa, rouba-lhe o namorado, seguindo o conselho de uma cartomante. Macabéa faz uma consulta à mesma cartomante, Madame Carlota, que prevê seu encontro com um homem rico, bonito e carinhoso. O filme venceu o Urso de Ouro no Festival de Berlim, e Marcélia Cartaxo recebeu o prêmio de Melhor Atriz.
Sobre o livro
“A hora da estrela”
(Clarice Lispector, 1977, José Olympio Editora) – “A hora da estrela” é o último livro de Clarice Lispector, publicado originalmente em 1977 pela José Olympio Editora, pouco antes de seu falecimento. Esse é o nono romance da escritora, uma obra que se destaca pela sua profundidade narrativa e estilo introspectivo, combinando uma prosa poética com uma análise filosófica da condição humana. A adaptação cinematográfica de 1985, dirigida por Suzana Amaral, contribuiu bastante para o reconhecimento e a difusão da obra, destacando a atemporalidade e a universalidade de sua mensagem.
Sobre a convidada
Andréa del Fuego é uma escritora paulista. Sua carreira literária começa com contos e crônicas. Seu primeiro romance, “Os Malaquias”, foi vencedor do Prêmio José Saramago em 2011. Seus escritos frequentemente exploram temas de família, memória e mitologia, combinando realismo mágico com uma prosa lírica. Além de “Os Malaquias”, del Fuego também é autora dos romances “As miniaturas”, “As fantasias eletivas” e “A pediatra”, que continuam a consolidar sua reputação como uma das vozes mais originais e emocionantes da literatura brasileira contemporânea.
A programação é uma realização do Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo e Museu da Imagem e do Som, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O MIS tem patrocínio institucional das empresas Livelo, B3, John Deere, NTT Data, Vivo, TozziniFreire Advogados, Grupo Comolatti e Sabesp e apoio institucional das empresas Grupo Travelex Confidence, PWC, Colégio Albert Sabin, Unipar e Telium. O apoio operacional é Kaspersky, Pestana Hotel Group, Quality Faria Lima, Hilton Garden Inn São Paulo Rebouças, Renaissance São Paulo Hotel, Pipo Restaurante, illycaffè, Sorvetes Los Los e Água Mineral São Lourenço.
Serviço | Clube do Filme do Livro – “A hora da estrela”
Local: Auditório MIS | Museu da Imagem e do Som – MIS
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo
Data: 25.07, às 19h
Ingresso: gratuito (retirada com uma hora de antecedência na bilheteria do MIS)
Classificação indicativa: 14 anos
Comentários do Facebook
Sem comentários