Atualizações, Colunas, Livros

Livros & Filmes: O menino do pijama listrado

 

Olá pessoas, como prometido to aqui de novo com nosso querido: livros inspirados em filmes.

Hoje vou falar do O Menino do pijama listrado, livro que já vendeu mais de 5 milhões de cópias e chegou a ser traduzido para mais de 40 idiomas.

 

menino-pijama-listrado

“Sinopse : Alemanha, Segunda Guerra Mundial. O menino Bruno (Asa Butterfield), de 8 anos, é filho de um oficial nazista (David Tewlis) que assume um cargo importante em um campo de concentração. Sem saber realmente o que seu pai faz, ele deixa Berlim e se muda com ele e a mãe (Vera Farmiga) para uma área isolada, onde não há muito o que fazer para uma criança com a idade dele. Os problemas começam quando ele decide explorar o local e acaba conhecendo Shmuel (Jack Scanlon), um garoto de idade parecida, que vive usando um pijama listrado e está sempre do outro lado de uma cerca eletrificada. A amizade cresce entre os dois e Bruno passa, cada vez mais, a visitá-lo, tornando essa relação mais perigosa do que eles imaginam.”

O livro : O menino do pijama listrado é uma narrativa que fala sobre amizade em tempos de guerra, e quando a inocência fica frente a frente com um monstro terrível e inacreditável. Apesar da história de fundo ser uma das mais tristes, John Boyne conta a história de uma maneira simples e bonita, e sua narração em terceira pessoa é extraordinária. Achei o livro tão bem escrito que me conquistou de primeira. Não tem como não se apaixonar, nem se envolver com a história dos dois meninos e a amizade que eles constroem, livre de intolerâncias, pura, que ultrapassa as diferenças mostrando o valor de um amigo verdadeiro.

Alguns detalhes achei similares ao livro A Menina que Roubava Livros, mas acredito que é pelo fato de ambos falarem da  Segunda Guerra, do nazismo e das crianças que viveram em meio a isso, mesmo sendo histórias diferentes.

As cenas, as ações, as atitudes dos personagem são bem fáceis de visualizar, todos os detalhes ficam na cabeça. Com isso você se envolve mais e acaba em lágrimas como eu. A história é triste e impactante, mas é uma ótima leitura para quem gosta de livros inspirados nessa época e finais triste (só isso que posso dizer sobre ele).

 

“Você é o meu melhor amigo. Meu melhor amigo para a vida toda.”

O filme:

Assim que o filme saiu corri pra assistir, precisava ver como os detalhes e narrativa ia ser inserida na versão cinematográfica. E resumindo, acho que o filme foi bem fiel ao livro, poucos detalhes que ficaram de fora, algumas falas foram idênticas ao livro (o que me conquistou de cara). Para tentar ser mais dinâmico o filme não introduz na história os pensamentos de Bruno, tornando ela mais fácil de ser intendida para quem não leu o livro. A única coisa que não gostei foi que ele fantasia um pouco a relação de Bruno e seu pai, no livro ele é um idiota completo e no filme ele é participativo e chega até parecer um pouco amoroso com o filho.

 

Segue o trailer :

 

“(…) em seu coração, ele sabia que não havia motivo para faltar com a educação a ninguém, mesmo que a pessoa trabalhasse para você.”

 

O que eu aprendi : de que são feitas as verdadeiras amizades. Como o ser humano pode ser desprendido de preconceitos e inocente, apesar de ser triste o filme renova minha fé no ser humano e seu bom coração.

Minha recomendação : acredito que vale a pena sempre ler o livro e assistir o filme. Mas nesse caso, não há regra de qual vai primeiro, os dois são bons, te comovem da mesma forma. Só separem os lenços, vocês vão precisar!

Até semana que vem …

 

E caso vocês tenham alguma dica ou filme pra me indicar deixem aqui.

Anterior Seguinte

Você também pode gostar de...