A literatura brasileira está sempre presente no nosso cotidiano, pensando nisso escolhi três livros que vocês não podem deixar de ler. Dois deles eu conhecia muito bem e o outro não conhecia nada, mas pesquisando um pouco descobri que esse autor é da cidade em que resido atualmente. Fiquei chocada para dizer o mínimo, então vamos lá conhecer quem são?
Nosso primeiro livro acredito que todos vão conhecer, é do Machado de Assis e se titula Contos: Histórias sem Data. Esse foi um livro que li quando estava no Ensino Médio e eu resolvi fazer meu seminário baseado em um conto desse livro. O livro Histórias sem Data foi publicado pela primeira vez em 1884 e reúne 18 contos, entre eles estão Cantiga de Esponsais, Galeria Póstuma, Uma Senhora, Noite de Almirante entre outros que são sucesso de Machado de Assis.
Desesperado, deixou o cravo, pegou do papel escrito e rasgou-o. Nesse momento, a moça embebida no olhar do marido, começou a cantarolar á toa, inconscientemente, uma coisa nunca antes cantada nem sabida, na qual coisa um certo lá trazia após si uma linda frase musical, justamente a que mestre Romão procurara durante anos sem achar nunca. O mestre ouviu-a com tristeza, abanou a cabeça, e à noite expirou.
Seguindo, chegamos a Lais de Castro com o livro Um velho Almirante e outros contos. Foi um livro adquirido recentemente, mas já tinha o lido anteriormente, ele contém 24 contos incluindo o título que aparece na capa do livro e foi publicado pela primeira vez em 2006 pela editora Arx.
E eu, todo o tempo, me pranteio em lágrimas de felicidade. Amo esse homem porque ele me perpetua em paz.
Enfim o último mas não menos importante, Carlos da Terra com o livro Caminhos Cruzados. Descobri recentemente que esse autor é da cidade onde eu moro, fiquei muito feliz! Diferente dos outros livros, ele é dividido por pequenos capítulos, contando apenas uma história. Foi publicado em 2004 pela editora Marco Zero ( AMPUB Comercial Ltda.)
Comentários do Facebook
5 comentários
Leitura é mto importante p o desenvolvimento de uma pessoa. Mas infelizmente os jovens estão trocando os livros pelo celular!Os livros do Carlos Terra são interessantes e fáceis de ler! Recomendo! P amantes de cães, O cão adestrado é ótimo!
Parabéns Carlos!!!!
Sou Ione Láo,artista plástica e escritora,li o livro caminhos cruzados do meu amigo Carlos da Terra e gostei muito recomendo esse e o outro livro do mesmo autor O cão adestrado da editora Nobel excelente leitura.Um enorme
prazer poder comentar essas duas grandes obras.
Caríssimo jovem e iluminado Gabu!
Meu nome é Sergio Diniz da Costa, de Sorocaba (SP), escritor, poeta, revisor de livros e um dos editores do Jornal Cultural ROL (www.jornalrol.com.br) e do Inter-NET Jornal.
Estou tendo um mega prazer de tecer meu singelo comentário neste blog que você, com tanta competência e entusiasmo disponibiliza às pessoas amantes da Literatura.
E meu comentário está direcionado à dica de leitura do livro ‘Caminhos Cruzados’, do itapetiningano Carlos da Terra, um queridíssimo amigo meu e também colaborador dos nossos jornais!
Carlos da Terra é um ser humano extraordinário que reflete em seus livros esse estado de ser. É criador e difunde métodos moderníssimos de adestramento de animais, de forma indolor e não ameaçadores, métodos esses que podem (e devem!) ser conhecidos por meio de seu livro ‘O Cão Adestrado’(Editora Nobel), um trabalho literário de tal expressividade que o levou à obra ‘Caminhos Cruzados’, ora recomendado por você, e cujas luzes literárias e humanitárias já repercutem além-mar, nos Estados Unidos, Portugal, França e Reino Unido.
Um mega abraço ROLiano de luz!
Dos três livros citados eu já li dois. Contos, de Machado de Assis, e Caminhos Cruzados de Carlos da Terra. Há pouco mais de um ano, organizando alguns livros, Caminhos Cruzados chamou minha atenção e o reli. Leitura fácil e envolvente!
Muito legal!
Confesso que não li nenhum dos citados.
O Machado tive contato com outras obras. Os outros autores não conhecia.