Atualizações

Lifestyle: Box Braids – das páginas para o cabelo

Já faz um tempo onde percebo que as box braids, comumente chamadas de rastafari aqui no Brasil, vem fazendo cada vez mais a cabeça –literalmente- das garotas.

Quando comecei a ler instrumentos mortais há uns anos atrás e me deparei com o hair style da Maia, que acreditem ou não é um tipo de box braids, fiquei desejando fazer as trancinhas no meu cabelo.

Sou cacheada, e como a maioria das garotas de cabelos cacheados, um dos maiores medos em por as tranças é quebrar os fiozinhos ou estragar-los. Então pensei: por que não falar sobre a minha breve experiência com as box? E cá estou eu, tentando expressar de forma resumida a minha nova alternativa capilar.

Primeiro: pus as box a cerca de uma semana. Elas são de fio sintético do tipo Kanekalon (o mais comum) nas cores castanho e roxo. Com um comprimento mais ou menos na altura da cintura e da grossura de um dedo, a box não incomoda ou pesa, nem atrapalha em nada (pelo menos para mim).

Doeu? Não, não doeu. A colocação das tranças só vai trazer desconforto se o profissional apertar demais ou se o material for pesado. Abrimos parênteses aqui para outra dúvida: é verdade que o cabelo pode cair?

Sim, mas como eu disse antes, tudo depende de como o profissional aplicou, dos cuidados após a aplicação e do tempo de uso. E convenhamos, o cabelo cai naturalmente. Se ele ficar muito tempo parado, a queda cotidiana fica acumulada nos fios sintéticos. Então keep calm, por que não tem necessidade.

As tranças, sendo elas de Kanekalon, jumbo (um cabelo sintético mais parecido com o natural) e lã (chamados de yarn hair), necessitam de cuidados específicos. Para as de lã, ocorre certo preconceito, tanto por esquentarem mais como pelo material aderir odor, no mais, as tranças de lã na minha humilde opinião são as mais lindas (tanto que futuramente as colocarei).

Segundo: vou ficar sem lavar o cabelo? Quanto tempo posso ficar com as box? E a colocação só pode ser com tranças? Só posso usar as box se forem compridas?

Você não fica sem lavar o cabelo, querida. Há garotas que fazem todo o seu calendário capilar normal, mas não recomendo. São fios sintéticos, eles não secam com a mesma facilidade dos naturais. Para cuidar das madeixas, eu recomendo lavar toda semana a raiz do cabelo com shampoo diluído na água. Secar com secador ou ao natural. Mas deixe SECAR MESMO, por que senão pode mofar ou simplesmente estragar.

As box podem ficar no mínimo um mês e no máximo quatro, dependendo dos cuidados e do material. A colocação pode ser através de tranças, twist (tipo dreads) e mais alguns tipos. Além de que o tamanho é da sua preferencia. As box mais curtas são chamadas de bob box braids. Pesquisar nessas horas faz bem.

Meninas de fios lisos também podem colocar as tranças. Cabelos que não estão em transição capilar (como o meu) e são medianos ou compridos, também podem aderir as box braids.

Resumindo: para aquelas que têm medo de tingir os fios, pinta-los de colorido, alonga-los ou qualquer outro desejo que não a faça recorrer a intervenções capilares com química, protege-los e etc: use box braids.

Se a saúde do seu cabelo está frágil e com mil e um problemas, acho melhor repensar.

Sempre busque informações, consulte mais de um profissional, opiniões (principalmente as positivas) e reveja suas vontades. As box são perfeitas, mas não adianta coloca-las por moda ou usa-las como alternativa de encobrir fios danificados.

 

Anterior Seguinte

Você também pode gostar de...