J.K.Rowling, a autora de Harry Potter, recebeu o prêmio PEN/Allen Foundation Literary Service Award em Nova York, por seus esforços contra a desigualdade e o combate á censura. Durante o evento, ela novamente fez comentários sobre o candidato republicano Donald Trump.
A autora já havia afirmado em seu twitter que Voldemort não chega nem perto de ser tão ruim quanto Trump. Mas, dessa vez, seu comentário foi mal interpretado por muita gente.
“Acho quase tudo que o senhor Trump diz questionável. Considero-o ofensivo e intolerante. Mas ele tem meu apoio total para vir a meu país e ser ofensivo e intolerante aqui”
Trump, como sempre preconceituoso, defende que os Estados Unidos proibam a entrada de muçulmanos temporariamente. Suas ideias e discursos geram revolta em todo mundo. Por isso, em Janeiro, legisladores britânicos debateram uma petição assinada por milhares de pessoas, que queriam que Trump fosse proibido de entrar no Reino Unido, por conta de sua xenofobia com os muçulmanos.
Muitos criticaram J.K.Rowling, não entenderam que ela queria dizer que proibir a entrada de Trump seria hipocrisia e tiraria a legitimidade de qualquer um que tenta se opor ao comportamento de Trump, já que proibir pessoas com ideias diferentes, parece muito com algo que ele próprio faria.