Em pouco tempo Gaten Matarazzo, o Dustin de “Stranger Things”, já conquistou o coração de todos, com sua fofura (sério, dá vontade de apertar as bochechas dele) e talento. Desde que a série foi lançada pela Netflix, Gaten e os outros atores ganharam muita notoriedade e a série já é um sucesso, tanto que a 2ª temporada já foi confirmada. Além disso, outro tema ganhou bastante visibilidade junto com ele, a displasia cleidocraniana, uma doença genética que Gaten e Dustin possuem.
A displasia cleidocraniana é uma doença muito rara, e afeta o desenvolvimento dos ossos do crânio, os dentes e os ombros, variando de pessoa para pessoa. Em entrevista a Revista People, Gaten Matarazzo contou como é viver com essa doença.
“Há uma chance em um milhão de uma pessoa ter isso. A maioria das pessoas pega de seus pais, mas no meu caso, simplesmente aconteceu. Meu caso não é grave, então não me afeta tanto, mas é uma doença difícil, para mim e para muita gente”
Muitas pessoas que têm a doença precisam se submeter a diversas cirurgias, com ele não foi diferente, Gaten já fez cirurgias na região da boca. Porém, segundo ele, existe uma parte legal de sua condição. Já que a doença afeta a clavícula, isso dá a ele certa flexibilidade, por isso ele consegue mover os ombros até o meio das costas.
“As pessoas dizem ‘nossa, você consegue fazer coisas legais com seu ombro.’ Essa é a parte legal disso tudo”
Gaten Matarazzo falou ainda da reação do público, portador da mesma doença, com seu personagem e com a displasia.
“A resposta do público tem sido ótima. Muitas pessoas estão mandando mensagens para mim dizendo: ‘Você me fez me sentir melhor sobre mim mesmo, mostrando que você tem essa condição na TV e que pode aceitá-la.’ Eu sinto que estou aumentando o conhecimento sobre isso, o que me faz me sentir muito bem.”
Ele é um exemplo para todos, é tão novo, mas já serve de inspiração para milhares de pessoas que sofrem algum tipo de doença e que se sentem envergonhados por isso. Se você ainda não viu “Stranger Things”, a 1ª temporada está disponível na Netflix.