A escritora norte-americana Cassandra Clare, 40, autora da série “Os Instrumentos Mortais”, é o primeiro nome internacional confirmado para a Bienal do Livro de São Paulo, que acontece de 21 a 31 de agosto deste ano, no Anhembi.
Com mais de 26 milhões de livros vendidos no mundo, sendo 500 mil no Brasil, onde é publicada desde 2010 pelo selo Galera Record, Clare lançará, no primeiro final de semana do evento, a edição impressa de “As Crônicas de Bane”.
Nascida no Teerã, no Irã, filha de pais americanos, e batizada Judith Rumelt, Clare passou a infância viajando pelo mundo com a família. Em Los Angeles, ainda na escola, iniciou um romance chamado “The Beautiful Cassandra”, baseado na história homônima de Jane Austen. Após a faculdade, atuou como jornalista em revistas de entretenimento.
Ficou famosa na internet antes de lançar o primeiro livro da série “Os Instrumentos Mortais”, quando, como escritora de fanfics (ficções criadas por fãs) da série “Harry Potter”, ameaçou queimar os livros de J.K. Rowling quando esta disse que Harry e Hermione nunca ficariam juntos.