A mais nova animação da Walt Disney Studios chega aos cinemas brasileiros na próxima semana e promete divertir não só as crianças, mas adultos também! ‘Moana: Um Mar de Aventuras’ conta a história da jovem filha do chefe de uma tribo localizada no Pacifico. Junto com a responsabilidade de assumir o comando da ilha futuramente, Moana cresce ouvindo histórias sobre o Semi-Deus Maui, que roubou o coração da Deusa/Ilha Te Fiti e acabou o perdendo no mar. Essas histórias contadas pela avó de Moana a encoraja partir em busca do coração perdido, que pode salvar sua tribo de uma maldição que está acabando com as fontes de alimento de seu povo.
Logo nas primeiras cenas, é notável que a Disney quis ser bem fiel ao estilo de vida e costumes Polinésios. As paisagens vistas nas telas de cinema, representam muito bem a realidade. Não tem como não se encantar com a beleza da ilha e estilo de vida de seus habitantes. Outro ponto que chama a atenção no filme, é como os elementos da natureza como a ilha e principalmente o mar, criam vida própria e se tornam personagens fundamentais na história.
O humor simples e eficaz da produção, coloca adultos e crianças para rirem da mesma piada. E por falar em humor, os principais personagens responsáveis pela risadaria no cinema foram a avó de Moana, considerada louca por ela mesma, o galo patético pela qual a personagem principal tem um tremendo apego, e o Semi-Deus Maui, que na versão original recebe a voz de Dwayne Johnson.
É quase inevitável não comparar ‘Moana: Um Mar de Aventuras’ com ‘Frozen: Uma Aventura Congelante’, e a semelhança não está somente no subtitulo de ambos os filmes. A cantoria nas duas animações é imensa, mas em Moana chega a ser um pouco chata, principalmente porque ela repete a mesma música em diversos momentos da trama. A canção na versão original chama-se ‘How Far I’ll Go’, e parece que a Disney está tentando forçar para que essa seja a nova ‘Let it Go’, de tanto que a repete no filme. Mas embora seja um pouco enjoativa toda essa cantoria, não é algo que atrapalha o desenrolar da história, e em alguns momentos serve para fazer com que determinadas partes a ação se desenrole de uma forma mais rápida e apropriada.
Sem duvida alguma, as crianças vão amar Moana. E mesmo os adultos podem comprar o ingresso sem medo pois a diversão vale a pena! O filme chega no momento certo ao Brasil, inicio das férias escolares e do verão, o que combina perfeitamente com o clima que a história traz.