Cidade do Fogo Celestial é o último volume da saga Os Instrumentos Mortais, escrita por Cassandra Clare.
Cidade do Fogo Celestial é tudo aquilo que Cassandra prometeu e um pouco mais, o livro não nos decepciona em nenhum sentido, com um desfecho incrível, ouso dizer, um desfecho épico.
O livro já começa com o caos espalhado. Sebastian atacando os institutos do mundo todo junto a seus guerreiros, caçadores de sombras que beberam do Cálice Infernal e recebem o nome de Crepusculares. E é ai que a história começa a se desenrolar, causando neste livro um desfecho magnifico, digno de Cassandra Clare e desta saga fantástica.
Após descobrirem o que Sebastian está fazendo, Clary, Jace, Simon, Isabelle, Alec e todos os caçadores de sombras se juntam para tentar impedir o irmão de Clary a causar a destruição do mundo qual conhecemos. Vários e vários ocorridos acontecem, até que chega a hora que Clary e seus amigos juntam forças e coragem para irem até Edom, uma dimensão demoníaca onde Sebastian se encontra.
Como já havia dito antes na resenha de Cidade das Almas Perdidas, Cassandra evoluiu demais em sua escrita. Tornando-a diferente dos restantes dos livros. Cidade do Fogo Celestial é um livro em que se passa em vários lugares e com vários pontos de vista diferentes, vemos nele o jeito que o Alec pensa, que a Izzy pensa e assim por diante, temos partes em que quem narra é a Maia e em outras a Consulesa, e isso nos dá uma ampla visão do que está acontecendo em todos os lugares em que a trama se passa, no caso vemos: Idris, Nova Iork, Cidadela Adamant, Edom e etc. E com isso conseguimos saber exatamente o que está se passando. E também vemos novos lugares, como por exemplo o Labirinto Espiral e etc. Cassie neste desfecho escreve de um jeito que não fique cansativa a leitura, sem aquelas enrolações com os personagens e etc. Faz com que a leitura seja cativante e mantém sempre um ritmo, fazendo com que o leitor não se canse e leia sem perceber o tempo que está se passando.
Em Cidade do Fogo Celestial conhecemos novos personagens, que estarão presentes na próxima série de Cassandra Clare, The Dark Artifices (ou Os Artifícios das Trevas, tradução livre). Emma Carstairs e Julian Blacktorn, protagonistas de TDA (The Dark Artifices) que já aparecem agora para conhecermos um pouco mais sobre eles, e que nos prendem muito as suas vidas.
Com certeza a trilogia As Peças Infernais tem um peso enorme para o final de Os Instrumentos Mortais ser perfeito. Com alguns personagens desta aparecendo neste desfecho, as menções as famílias, seus laços e etc. Então uma dica: caso você esteja lendo Os Instrumentos Mortais mas ainda não leu As Peças Infernais, sugiro que leia, pois ai você entenderá bem melhor o que está se passando (não que seja obrigatório, é apenas uma SUGESTÃO para melhor entendimento do que está se falando).
E vemos uma ligação entre as séries, o que apenas me deixou mais ansiosa e curiosa para The Dark Artifices.
Com um desfecho que não deixa nada a desejar, todos os casos são resolvidos, coisas surpreendentes e que NUNCA esperaríamos acontece, romances esclarecidos e mistérios desvendados. Houve partes que foram desnecessárias, mas mesmo assim se encaixou bem nos ocorridos. Teve um final surpreendente e complexo, sem deixar nada a desejar. Confesso a vocês que teve várias horas em que eu ficava com o coração na mão e agoniada, e em outras que ficava perplexa com o que estava acontecendo.
Este final teve um ocorrido que mudou muito nossa visão a respeito de certas coisas e isso é fantástico e ao mesmo tempo assustador, pois nunca pensaríamos que o pensamento sobre certa coisa mudaria tanto.
E só o que tenho a dizer a vocês é que este é um desfecho maravilhoso e completo, sem nada faltando e que apenas nos deixa ansiosos para as próximas séries que Cassandra Clare está escrevendo sobre o mundo dos Caçadores de Sombras. Então, não fiquem tristes com este final, pois ainda teremos mais histórias sobre este outro mundo.