Livros

Beco na bienal: Especial Marian Keyes #15

Marian Keyes é uma escritora Irlandesa que conquistou o mundo com seus livros e se tornou uma das maiores autoras de seu país. Apesar de ter estudado Direito e trabalhado por anos em um escritório de  contabilidade, Marian diz que sua grande influência para escrever vem de sua família. Em sua casa, era comum ela ouvir estórias de todos os amigos e frequentadores da casa, o que cultivou pouco a pouco nela uma vontade imensa de escrever.

Suas primeiras experiências com a escritas foram pequenos contos que ela enviava para editoras com a promessa de escrever um romance. Algumas editoras se interessaram por seu trabalho e pediram que ela os enviasse o que tivesse de seu romance inicial, que logo caiu nas graças não só dos editores. “Melancia” foi um sucesso imediato não só na Irlanda mas na maioria dos países, o livro  tem uma linguagem muito fácil de ser compreendida e uma narrativa que sabe dosar os momentos leves e os de tensão.

Todos os livros da autora tratam de assuntos polêmicos e atemporais como a luta contra a depressão, anorexia, bulimia, abuso doméstico e estupro. Há muitos relatos de leitores que superaram alguma dessas doenças ou tiveram uma melhora significativa por conta dos livros de Marian. A escritora retrata todos esses problemas com vários detalhes e de uma forma completamente realista e sincera.

Em 2009, Marian interrompeu seu trabalho por conta de uma forte crise de depressão.  Após de tentar se recuperar de várias formas, a escritora descobriu que assar bolos a ajudava a melhorar, por isso em 2012 ela lançou o livro “Salvo pelos bolos”, que mistura receitas com sua  autobiografia. Além disse, Marian teve muitos problemas com o alcoolismo chegando a ser internada em uma clínica de reabilitação. A autora diz que até hoje luta contra as doenças mas que obteve uma grande recuperação.

O que poucos sabem, é que Marian exerce bastante o seu lado humanitário. Ela participa ativamente de um projeto russo chamado “Para a Rússia com amor” que ajuda crianças órfãs. A autora visitou a Etiópia com uma ONG para debater soluções para a erradicação da pobreza. Marian ainda doou o dinheiro recebido pelos livros “Salva pelos bolos” e “Under de duvet” (uma coleção de artigos jornalísticos da autora) para projetos sociais como abrigos para moradores de rua.

O melhor de tudo é que a autora está chegando em nosso país para fazer parte da bienal! As senhas já foram distribuídas mas  Marian estará na  Arena Cultural no dia 28 de agosto às 11h, quem sabe você não conta com a sorte e consegue falar com ela?

Anterior Seguinte

Você também pode gostar de...