A Bienal do Livro SP ta cada vez mais próxima e você que acompanha o Beco Literário tem conferido várias matérias especiais sobre o evento pra não perder absolutamente nada desse que é o maior evento literário da América Latina.
A Bienal nessa edição recebeu o tema “Histórias em Todos os Sentidos” e convida a todos para vivenciar e compartilhar as suas próprias histórias em vários espaços diferentes. São cinco possibilidades que permitem ao visitante mergulhar no universo dos livros de acordo com suas preferências. Nesses espaços vocês poderão conferir os mais diversos gêneros literários, conhecer vários autores e até conhecer um espaço totalmente dedicado a gastronomia. Dê uma olhada no que te espera a partir do dia 26 de agosto e programe-se para não perder nada:
Arena Cultural
É o maior espaço da Bienal! Por aqui você encontra os principais autores, nacionais e internacionais, responsáveis por títulos que lideraram as listas de “mais vendidos” recentemente. Entre os nomes confirmados estão Lucinda Riley, Ava Dellaira, Jennifer Niven, Amy Ewing, Tarryn Fisher, entre outros. Prepare-se para vê-los de perto, falando sobre suas obras e personagens, e para debater com outros fãs a respeito de suas histórias.
Salão de Ideias
Com curadoria CBL, SESC São Paulo e Itaú Cultural, é focado em discussões atuais da sociedade e da Literatura. Ideal para ver e ouvir ao vivo as ideias de pensadores das mais diversas áreas do conhecimento humano. Figuram entre os destaques, a historiadora e feminista Margareth Rago, abordando o feminino na literatura; o antropólogo Roberto Damatta e o filósofo Oswaldo Giacoia Junior, para discutir os referenciais éticos da atualidade; a ilustradora alemã Stefanie Harjes, trazendo uma conversa sobre imagem e texto na literatura; e o economista Ladislaw Dowbor, refletindo sobre a economia brasileira atual. São palestras e debates que giram em torno do tema “Convivência, Coexistência e Cooperação” – elementos extremamente importantes e necessários em tempos de intolerância.
Cozinhando com palavras
De dar água na boca, o espaço tem curadoria do chef André Boccato e reúne Gastronomia, Literatura e Cultura. São palestras, oficinas e títulos dedicados à comida e a arte de cozinhar. Têm presença confirmada: Mauricio Schuartz, criador da Feirinha Gastronômica de São Paulo e apresentador do programa Chefs de Rua, do Canal Sony, o colombiano Dagoberto Torres, do restaurante Suri, o chef Jefferson Rueda, do tradicional A Casa do Porco e a chef Morena Leite, do renomado Capim Santo.
Como dizem que comer é uma das melhores coisas da vida, a Bienal trouxe esse ano esse maravilhoso espaço para nós. Apenas um alerta: esse setor pode causar fome.
Auditório Edições SESC-SP
No estande da editora a programação inclui apresentações artísticas e conversas em torno do universo dos livros. Além dos autores, o público tem a oportunidade de conhecer algumas pessoas, e suas atividades por trás das publicações, como designers, tradutores e editores. Estão confirmados: “Filho de Peixe”, encontro musical da dupla Edgard e Daniel Scandurra, com mediação de José Carlos Ferrigno; “Repertórios: Pixinguinha, Cartola e Garoto”, com Roberta Valente, Zé Barbeiro, Alexandre Ribeiro e Carmen Queiroz; “Laboratório Booktuber”, oportunidade de encontros intimistas e mais conhecimento sobre a formação e atuação profissional dos booktubers Tatiana Feltrin, Eduardo Cilto e Pam Gonçalves; entre outros. E as conversas abordam alguns temas como “Mitologias, sagas e afins”, “Quem é o Capista?”, “O que é Tipografia?”, “Divulgação internacional da língua portuguesa: cenário e ações”, “Contação de histórias: lendas brasileiras”, “Cinema explícito”, e atividades com o jogo interativo “Monte seu livro”, por exemplo.
BiblioSesc (Praça da Palavra e Praça da História)
Também com curadoria do SESC, são dedicados à valorização do livro e o incentivo à leitura. Quem passar pelo espaço confere espetáculos de música, literatura e contação de histórias. Vale assistir: “Cordelíricos” – um duelo de MC’s que mistura rap com embolada comandado por Lirinha, do grupo Cordel do Fogo Encantando, e Gaspar, poeta e integrante do grupo Z’África Brasil; “Pequenos Sambistas”, com o ator e compositor Cristiano Gouveia, que apresentará histórias inspiradas na obra de grandes sambistas brasileiros; e “Contação de Histórias – Brincando com Pessoas”, sob o comando do ator e contador de histórias William Gama, com brincadeiras e histórias de tradição oral inspiradas nas obras de Fernando Pessoa. Ainda tem intervenção artística realizada pela Cia. da Matilde e o bate-papo “Histórias para bebês”, mediado pelo escritor e roteirista, Edson Rossatto, e participação de Fábio Lisboa e Denise Guilherme.
Espaço Cordel e Repente
Novidade na #BienaldoLivroSP, se dedica à cultura e à tradição regionais, e nessa edição tem curadoria da Câmara Cearense do Livro. São debates, palestras, shows, contação de histórias e apresentações artísticas que trazem um pouquinho de outros cantos do Brasil a São Paulo. Entre os destaques, você encontra: Paulo Araújo, autor da canção I-margem, da trilha sonora da novela Velho Chico, com a presença da autora Edmara Barbosa e do maestro Rafael Luperi; a mesa “Botando banca” com a participação do vencedor do Prêmio Jabuti Klevisson Viana, Stélio Torquato, Bráulio Tavares, Arlene Holanda, Marco Haurélio, e Crispiniano Neto. Na agenda de debates aparecem, por exemplo, “O papel dos textos em cordel nas ações de incentivo à leitura”, com Fabiano dos Santos e Crispiniano Neto, Fonte cristalina; e “A poesia popular como fonte temática de outras linguagens artísticas”, com Bráulio Tavares, Marco Haurélio e Assis Ângelo. Além disso, há apresentações de artistas como Eugênio Leandro, Costa Senna e grupo rap-cordel, Repentistas Antonio Lisboa, Edmilson Ferreira, Socorro Lira, Bule-Bule, Josy Maria e Waldec de Garanhuns.
Espaço Ignácio de Loyola Brandão
Homenageando o escritor homônimo, que completa 80 anos em 2016, oferece debates em torno de direitos autorais, políticas públicas, lei brasileira de inclusão, produção e vendas no setor editorial livreiro e a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil.
Espaço Infantil Maurício de Sousa by BIC
Por aqui, quem manda é a criançada! Homenageando a Turma da Mônica e seu criador, os 500 m² oferecem cenário, atrações e atividades destinados ao público infantil. Faz parte da brincadeira a exposição comemorativa dos 80 anos do Maurício de Sousa, o tradicional escorregador de rolinhos do Parque da Mônica, teatro de fantoches, área para colorir, totens interativos para o visitante criar o seu próprio personagem, etc. Nessa seção dedicada aos pequenos, ilustradores convidados desenvolvem os avatares personalizados da criançada, que podem ser impressos e levados para casa como recordação. Quem se aventurar por lá poderá conferir tudo isso e passar o dia se divertindo!
Quer garantir seu ingresso antecipado com desconto pra não perder nenhum desses espaços da Bienal? O Beco descolou 10% de desconto para vocês, CLIQUE AQUI e usem o código 24BILSPBC