Uma Horcrux é uma magia das trevas, negra e terminantemente proibida no mundo da magia. A Horcrux é ativada quando um bruxo mata uma pessoa, e sua alma é então rompida e guardada em um objeto, a tornando imortal, caso seu corpo seja atacado e destruído, sua alma permanece intacta. Ao contrário do corpo, que quando morre, a alma permanece viva, na Horcrux, se o objeto em que a alma está oculta for destruído, a alma morre junto com ele.
Normalmente, dois é o número máximo de Horcruxes que um bruxo suporta criar, apesar de Lord Voldemort ser exceção a tal regra e ter criado sete: O diário de Tom Riddle, o anel de Marvolo Gaunt, o medalhão de Salazar Slytherin, a Taça de Helga Hufflepuff, o Diadema de Rowena Ravenclaw, a cobra Nagini e Harry Potter, a sétima Horcrux que nunca teve intenção de criar – foi feita por acidente após tentar assassinar o bruxo e uma antiga magia liberada por sua mãe, Lílian Potter, fez o feitiço ricochetear e reduzir Voldemort a menos que um fantasma.
Com a morte, a alma do bruxo se rompe, possibilitando então, fazer a Horcrux. Voldemort matou a garota Murta (conhecida posteriormente por ser o fantasma do banheiro feminino de Hogwarts – A Murta Que Geme), para criar a primeira delas, o diário de Tom Riddle. Depois, com a morte de um mendigo, ocultou outra parte de sua alma no medalhão de Slytherin e com a morte de Hepzibah Smith – descendente de Helga Hufflepuff -, criou a horcrux conhecida como taça de Hufflepuff. Matou também um camponês da Albânia, criando a Horcrux do Diadema de Ravenclaw e Berta Jorkins – antiga funcionária do Ministério da Magia – para esconder a quinta parte de sua alma na cobra Nagini. A sexta parte, escondida no anel de Gaunt, foi criada após matar o patriarca da família (seu avô, fazendo seu tio Morfino levar toda a culpa). Harry Potter, a sétima Horcrux, foi criada quando Voldemort tentou matar o garoto (depois de ter assassinado seu pai James e sua mãe Lílian, que liberou uma magia antiga ao morrer por ele), e acidentalmente transmitiu parte de sua alma e poderes para a alma do garoto, como um parasita, explicando então, a razão de Potter possuir acesso aos pensamentos de Voldemort e poder falar com as cobras.
Uma Horcrux é muito difícil de destruir, tendo que utilizar então, venenos, armas ou feitiços extremamente poderosos, como o veneno do Basilisco, cuja cura são as lágrimas de Fênix, igualmente raras, o Fogomaldito (feitiço extremamente perigoso) ou os remorsos do próprio dono, sendo esta opção, muito dolorosa e podia fazer seu criador falecer.
De acordo com o livro “Segredos das Artes Mais Tenebrosas”, é muito difícil descobrir como criar uma Horcrux, assim como fazê-la. Os raros bruxos que detém tal conhecimento, o guardam em extremo segredo, tendo em vista que a metade deles não obteve sucesso em por o feitiço em prática. Hoje em dia, a prática de Horcrux continua sendo condenada e desconhecida.