fechar
diamundialdocancer_interna_hp

No dia mundial da luta contra o câncer (04/02), o Beco decidiu fazer uma matéria para homenagear e lembrar de todas as vítimas da doença que enfrentam essa batalha diariamente. Para isso, escolhemos 5 filmes e livros que nos dão um gostinho do que é estar na pele deles e revelam o mais íntimo de uma pessoa que se encontra nessa situação, desde o modo como ela lida com seus sonhos, com a esquisitice da adolescência e como as pessoas ao seu redor reagem.

50%

Resultado de imagem para 50% movie

“50/50” foi escrito por Will Reiser, que foi diagnosticado com um tumor espinhal quando tinha 24 anos. Seth Rogen, que interpreta o melhor amigo de Adam, Kyle, é um amigo próximo de Reiser na vida real, e o filme é baseado no que aconteceu com sua amizade após o diagnóstico. A história segue a vida de Adam, um escritor de rádio que no auge de sua juventude que é diagnosticado com câncer. O filme nos ajuda a entender todos os passos de uma vítima da doença, como seus relacionamentos são afetados por elas e o mais importante, como ajudam na recuperação do otimismo frente a possibilidade de morrer.

Eu, você e a garota que vai morrer

Resultado de imagem para me earl and the dying girl

Tudo isso pode soar horrendamente clichê, mas o filme é atencioso e repleto de humor mordaz e de câmeras enérgicas, com uma inteligência peculiar ao retratar a vida de uma adolescente com leuemia. O filme é, principalmente, sobre a relação entre um adolescente obcecado por filmes clássicos chamado Greg e sua vizinha Rachel, que foi diagnosticada com câncer estágio IV. A mãe de Greg obriga o garoto a fazer visitas regulares a amiga de infância como forma de consolar a menina. Com o tempo, o que antes era um fardo, se torna uma bela amizade. Este é um filme divertido e comovente sobre amizade e superação.

Cartas para Deus

Resultado de imagem para letters to god

Tyler Doherty é um garoto extraordinário de oito anos. Cercado por uma família e por uma comunidade cheias de amor, ele encara uma batalha diária contra o câncer. Para Tyler, Deus é um companheiro, um professor e um grande amigo por correspondência – as orações de Tyler são feitas em forma de cartas que ele escreve e envia diariamente. As cartas chegam às mãos de Brady McDaniels, um carteiro que decide responder as cartas do menino. Esse filme é baseado em uma história real e ensina o poder da família em horas como essa.

Uma prova de amor

Resultado de imagem para my sisters keeper

Ana é uma garotinha que já nasceu com o propósito de salvar a vida de sua irmã Kate, que tem um tipo de câncer muito grave desde que nasceu. Portanto, Ana é uma doadora compatível e desde que nasceu seus pais a usaram para prover o necessário para sua irmã.  Agora Kate precisará de um transplante de rim e Ana sabe que, se o fizer, sua vida será limitada.  E se não o fizer, sua irmã morrerá. Esse filme traz uma reflexão importante não apenas sobre como a família reage a doença, mas também trata de uma maneira sutil a relação vital entre as duas irmãs.

Garota das nove perucas

Resultado de imagem para the girl with nine wigs

Câncer não é usualmente relacionado ao humor. Mas nesse filme o cômico é parte predominante do roteiro. Contado de maneira leve e em tom de comédia suave, o filme aborda a reação de Sophie Ritter e de sua família e amigos com a notícia de que ela tem uma forma rara de tumor cancerígeno no pulmão. A partir de então, ela começa um tratamento pesado de quimioterapia. O tom cômico com o qual é contado a história faz a experiência de Sophie parecer muito mais leve e interessante. Quando seu cabelo começa a cair, a garota compra perucas diferentes e utiliza um nome diferente para cada dia que irá usar elas. Mais que uma maneira de se livrar da dor desse processo, transforma a vida em um palco de surpresas e permite que ela sinta cada vez mais vontade de existir.

A culpa é das estrelas

Resultado de imagem para a culpa é das estrelas livro

Com esse livro, você pode esperar rir, chorar e se divertir de maneiras diferentes. Escrito por John Green, a história segue a vida de Hazel Grace, uma adolescente que foi diagnosticada com câncer de pulmão e atende a um grupo de apoio. Lá ela conhece um garoto chamado Augustus Waters, um menino charmoso que já teve osteosarcoma, uma forma rara de câncer de osso, mas recentemente tinha se recuperado. A partir de então, o relacionamento entre os dois deslancha e os dois vivenciam uma montanha-russa de emoções e experiências incríveis. Se você gosta de livros para jovens adultos cheios de humor e eventos espetaculares, este livro é perfeito para você.

Um amor para recordar

Imagem relacionada

Nesse livro, Landon Carter narra a história de seu último ano no final dos anos 1950 em Beaufort High, Carolina do Norte, quando ele se apaixona pela primeira vez. Uma garota tranqüila que sempre carregava uma Bíblia com seus livros escolares, Jamie parecia satisfeita vivendo em um mundo à parte dos outros adolescentes. Enquanto isso, Landon era um adolescente popular que nunca sonhara em pedir a menina para sair. No entanto, o destino faz com que os dois deslanchem em um relacionamento comovente e apaixonado, que continua forte mesmo após Landon descobrir que Jamie foi diagnosticada com um câncer terminal.

A mais pura verdade

Resultado de imagem para a mais pura verdade

Em todos os sentidos que interessam, Mark é uma criança normal. Ele tem um cachorro chamado Beau e uma grande amiga, Jessie. Ele gosta de fotografar e de escrever haicais em seu caderno. Seu sonho é um dia escalar uma montanha. Mark está doente. O tipo de doença da qual algumas pessoas nunca melhoram. Então, Mark foge. Ele sai de casa com sua máquina fotográfica, seu caderno, seu cachorro e um plano. Um plano para alcançar o topo do Monte Rainier. Nem que seja a última coisa que ele faça. Durante toda a história acompanhamos a jornada do pequeno Mark rumo à montanha. Presenciamos todas as dificuldades em que ele passa, e nosso coração aperta, dói, acelera e as vezes quase para.

Como viver eternamente

Resultado de imagem para como viver eternamente

Sam vai morrer e decide escrever um livro a respeito de sua situação. O livro, que é também um scrapbook, uma coleção de listas e recortes. No entanto, o livro não fala da morte, mas da vida. Não fala do fim, mas da eternidade. Fala sobre a alegria de viver e do sentido da vida enquanto ela dura. Como viver eternamente termina com o testamento de Sam e pode ser lido também como um livro de auto-ajuda. A escrita da autora é simples como a de um menino e, exatamente por esse motivo, o livro pode ser lido de maneira muito ágil. Em suma, ele transforma os que estão ao redor, tanto dentro quanto fora do livro, e não pela pena gerada por sua condição mas pela naturalidade com a qual ele lida com a situação.

A Estrela Que Nunca Vai Se Apagar

Resultado de imagem para a estrela que nunca vai se apagar

A estrela que nunca vai se apagar é uma biografia única, que reúne trechos de diários, textos de ficção, cartas e desenhos de Esther. Fotografias e relatos da família e de amigos ajudam a contar a história dessa menina inteligente, astuta e encantadora cujo carisma e força inspiraram o aclamado autor John Green a dedicar a ela sua obra best-seller A culpa é das estrelas. Lembrando que a história da Esther é bem diferente, muito mais complicada, dolorida e com muito menos romance.

Tags : A Culpa é das Estrelasdia mundial da luta contra o cancerfilmes e livros sobre cancer
Letícia Prochnow

Sobre Letícia Prochnow

17 anos de pura improvisação e se vira nos 30. Jogadora assídua de RPG e Banco Imobiliário. Virei amante de literatura fantástica e viciei em programas culinários desde cedo. Se você me der um pacote de cebolitos eu enceno o poema dos Anéis do Poder.