fechar
Cinema e TVNotícias

5 filmes espaciais para assistir no Dia do Astronauta

astronauta

Para comemorar o Dia do Astronauta, fizemos uma seleção de filmes espaciais que mostram um pouco dessa fascinante profissão que mexe com o imaginário de muita gente.

O processo de formação de um astronauta é complexo. O espaço é o ambiente mais hostil que existe, e para sobreviver em tais condições o treinamento é rigoroso. Os astronautas precisam estar em perfeitas condições de saúde física e emocional, e deves estar preparados para lidar com praticamente tudo que possa ocorrer no espaço.

Eles são peças-chave de diversas pesquisas científicas como, por exemplo, os testes de novos sistemas de previsão e prevenção de catástrofes naturais. Os astronautas também são responsáveis pela manutenção dos diversos satélites de comunicação ao redor da órbita terrestre.

O tenente-coronel da Força Aérea Brasileira, Marcos Pontes, se tornou o primeiro astronauta brasileiro numa missão espacial. Em 2006, ele partiu rumo a Estação Espacial Internacional levando oito experimentos científicos criados por universidades e centros de pesquisa brasileiros.

Confira a seguir os filmes que o Beco Literário selecionou para você viajar pelo espaço, sem sair de casa:

 

Viagem à Lua

Falar de filmes espaciais sem mencionar Le Voyage Dans La Lune (1902), de George Méliès, seria um verdadeiro insulto. Um dos pioneiros do cinema e dos efeitos visuais, Méliès possui uma vasta filmografia com mais de 500 títulos, e Viagem à Lua certamente é o mais célebre de todos.

O Professor Barbenfouillis e seus companheiros astrônomos decidem partir em uma viagem de exploração à Lua. Porém os terráqueos não esperavam encontrar criaturas hostis, nativas daquele satélite.

O filme é inspirado em duas obras visionárias da literatura mundial: De la Terre à la Lune, de Júlio Verne, e The First Men in the Moon, de H.G. Wells.

 

2001: Uma Odisseia no Espaço

Dirigido por Stanley Kubrick, 2001: Uma Odisseia no Espaço (1968) é considerado por muitos como o melhor filme espacial da história. O roteiro foi escrito em conjunto por Kubrick e Arthur C. Clarke. Com o lançamento do filme foi lançado, Clarke lançou o livro, com a versão novelizada do roteiro.

Desde a “Aurora do Homem”, um misterioso monolito negro parece emitir sinais de outra civilização interferindo no nosso planeta. Quatro milhões de anos depois, no século XXI, uma equipe de astronautas à bordo da nave Discovery, totalmente controlada pelo computador HAL 9000, parte rumo a Júpiter para investigar o enigmático monolito.

 

Apollo 13

 

“Houston, we have a problem.” A história real da missão Apollo 13 inspirou o filme homônimo de 1995, dirigido por Ron Howard e estrelado por Tom Hanks, Bill Paxton e Kevin Bacon.

Em 1969, Neil Armstrong entrava para a história como o primeiro homem a pisar na Lua. Um ano depois, o que era pra ser apenas uma missão de rotina se transforma numa dramática luta contra o tempo. Uma explosão no módulo de serviço da nave coloca três astronautas americanos à deriva, a mais de 300 mil quilômetros da Terra.

Correndo o risco de ficar sem oxigênio, energia e comunicação, a tripulação da Apollo 13 precisa lutar pela vida, contando apenas com o auxílio a distância dos engenheiros da NASA.

 

Wall-E

Vencedor do Oscar de melhor animação, o filme da Disney/Pixar passa longe de ser uma história exclusivamente para crianças. Dirigido por Andrew Stanton, Wall-E faz uma pesada crítica social sobre ecologia e sustentabilidade.

A Terra está entulhada de lixo e a atmosfera poluída por gases tóxicos. Enquanto a humanidade se refugia numa imensa estação espacial, um exército de robôs trabalha para limpar toda a sujeira deixada no planeta.

O plano era que a operação tivesse um curto prazo. Porém 700 anos se passaram, e apenas Wall-E permanece em funcionamento. E depois de tanto tempo, o robozinho parece ter desenvolvido uma personalidade própria.

 

Gravidade

Interestelar (2014), de Christopher Nolan, e Perdido em Marte (2015), de Ridley Scott, poderiam facilmente disputar a última vaga dessa lista. Mas Gravidade se destaca por trazer uma história mais realista. Estrelado por Sandra Bullock e George Clooney, o filme do mexicano Alfonso Cuarón mostra os danos que o lixo espacial pode causar.

A doutora Ryan Stone é uma engenheira que encara sua primeira jornada espacial acompanhada pelo veterano Matt Kowalski. Em uma missão aparentemente rotineira, o pior acontece. A nave é destruída, deixando os astronautas à deriva no espaço. Sem qualquer apoio da base terrestre, os dois precisam encontrar um meio de sobreviver a um ambiente completamente inóspito para a vida humana.

 

Marcelo Leonel

Sobre Marcelo Leonel

Paulistano, formado em Rádio e TV, apaixonado por cinema e comida mexicana, fã de Star Wars e Harry Potter, planejando dominar o mundo.