Livros

A importância da literatura infantojuvenil

Muito se tem debatido, principalmente na internet, acerca de quais livros devem ser considerados como literatura e quais não, e o ramo infantojuvenil é um dos principais discutidos. Algumas pessoas tentam argumentar e insistem em dizer que não deveria ser considerado (ALÔ, JÚLIA DE LETRAS), mas eu, como uma boa defensora desse conteúdo vim esclarecer a importância da literatura infantojuvenil para a formação de leitores.

É importante ressaltar que embora esse tipo de leitura seja feita e promovida visando uma idade específica (crianças/adolescentes), isso não impede que pessoas de outra faixa etária, como os adultos, consumam esse material, uma vez que eles tratam dos mesmos assuntos abordados em diversos outros livros, apenas de uma perspectiva diferente.

É necessário compreender também que a literatura infantojuvenil não é um gênero literário por si mesmo, isso quer dizer que dentro dele você pode encontrar de tudo, desde ficção científica, suspense, romance e uma infinidade de temas.

A problemática de tudo consiste na ideia errônea de que os jovens sabem/entendem menos, e por isso algumas pessoas partem da premissa (TOTALMENTE INCOERENTE) de que esses livros seguem uma linha de raciocínio boba, quando na verdade ambos os pensamentos estão errados. Independente do tema abordado um livro sempre possui algo para aderir a nossa vida, seja uma nova palavra, uma lição vivenciada pelos personagens ou a simples experiência de conhecer um novo mundo.

Depois de dito tudo isso, qual a verdadeira importância?
Primeiramente, esse tipo de leitura mesmo que seja completa em conteúdo, geralmente possui uma linguagem mais fácil de compreender do que outros livros, como os clássicos, por exemplo. Isso significa que além de servir ao público para qual é voltado também dá uma chance de aproximação do universo da leitura para aqueles que, por algum motivo, não tiveram a oportunidade ou acesso a isso antes. A literatura infantojuvenil é tida como menos maçante do que qualquer conteúdo e isso abre as portas para que novas pessoas se interessem pela leitura, ao invés de abandonar o costume quando se depara com algo que não entende… E isso vale para todas as idades.

Tal conteúdo também aparece no processo de formação de crianças e alfabetização, uma vez que exerce um papel importantíssimo para a estimulação do cérebro, desenvolvimento da criatividade, da capacidade de leitura e por vezes o sendo crítico. Além disso, os dilemas descritos acabam por muitas vezes serem reconhecidos pelos leitores que ganham uma sensação de conforto e proximidade, e passam a curtir mais a leitura de uma forma geral.

O ato de ler é válido e extremamente importante, independente do gênero. Leiam Percy Jackson e Dom Casmurro, O diário de um banana e Harry Potter, leiam receitas de bolo e frascos de shampoo, o importante é ler!

Anterior Seguinte

Você também pode gostar de...

Comentários do Facebook







2 comentários

  • Responder Monique.fonseca 27/08/20 em 13:08

    Ah eu amo literatura infanto-juvenil, e acho totalmente válido continuar ressaltando sua importância, levando em conta a desconsideração de todo conteúdo que se dirige às crianças e adolescentes por parte de um grupo (pseudo) intelectual.

  • Responder Milênia Aquino 07/08/20 em 11:44

    Ótimas considerações a respeito da literatura. Sem desconsiderar nenhum tipo de leitura, ressalta sua importância!

  • Deixar um comentário