Atualizações

Spoilers: Saiba tudo sobre "Life and Death", livro que comemora os 10 anos da saga Crepúsculo

Conforme postamos no começo do dia, Stephenie Meyer, autora de Crepúsculo, divulgou que publicara uma espécie de Crepúsculo reinventado, isto é, uma releitura da série de quatro livros, só que desta vez, com o sexo dos personagens trocados.

O casal principal que antes consistia em Bella e o vampiro Edward, agora é composto por Beau e a vampira Edythe. Meyer explica que decidiu recriar a história com os sexos trocados para reforçar a ideia de que Bella não é uma “donzela em perigo”, como críticos acusam. Para ela, trata-se de um “humano em perigo”, ou “um ser humano normal cercado, por todos os lados, por pessoas que são basicamente super-heróis e supervilões”. (Para ler a notícia completa do anúncio, clique aqui).

O livro foi lançado no dia de hoje durante o programa Good Morning America, em que a autora esteve presente e ganhou o nome de Life and Death (Vida e Morte, em tradução livre) e possui cerca de 400 páginas. O livro foi integrado à edição especial de aniversário que possui conteúdo extra e a capa ganhou uma mão segurando uma maçã verde.

“Eu queria fazer algo divertido para o 10º aniversário e a editora queria algo como um prefácio, e eu pensei ‘Bem, talvez algo mais interessante’”, disse Stephenie Meyer.

A história, como era de se esperar, é toda contada por Beau. Meyer disse que foi inspirada pelas perguntas que ela recebeu de leitores de Crepúsculo, questionando se a série pintava Bella como uma donzela típica em perigo.

“Isso sempre me incomodou um pouco, porque ninguém cercado por super-heróis vai estar… em perigo. Não temos os poderes”, disse Meyer. “Eu pensei: ‘E se nós mudamos-a um pouco e vemos como um menino faria?’, e, você sabe, é sobre a mesma coisa.”

“Quanto mais você entrar, mais isso muda porque as personalidades ficam um pouco diferentes, mas ele começa muito semelhante e realmente, realmente é a mesma história porque é apenas uma história de amor e não importa quem é o menino e quem é a garota, ela ainda funciona”, disse ela.

O material bônus do 10º aniversário era para ser apenas “um ou dois” capítulos, Meyer escreveu no prefácio do livro, mas se transformou em quase 400 páginas depois de Meyer dizer que ela achou a re-imaginação da história “realmente rápida e fácil” de escrever.

“Eu me pergunto se ele vai mudar a forma como as pessoas olham para Bella um pouco, vê-la como ele,” Meyer, 41, disse no Good Morning America. “Eu sinto que é realmente muito semelhante, então eu acho que a minha esperança é que talvez os leitores mais jovens serão reintroduzidos porque muitos dos meus leitores, você sabe, eles estão todos 10 anos mais velho agora e por isso há uma geração totalmente nova”.

Dois personagens de “Crepúsculo” que escapam da troca de gênero no novo livro são Charlie e Renee, os pais de Beau-Bella. Aqueles dois não foram alterados porque, de acordo com Meyer no prefácio, “Eu passei um tempo muito difícil acreditando que qualquer juiz naquela época (ou até mesmo agora) daria um filho a um pai desempregado, prestes a se mudar, ao invés de dar a uma mãe com mais de um emprego estável e fortes laços com a sua comunidade.”

A edição de 10º aniversário de “Crepúsculo” está nas livrarias americanas hoje (e em novembro no Brasil) e a mudança se estende até mesmo para a capa do livro. A edição especial apresenta a capa do primeiro livro de “Crepúsculo” na parte dianteira, quando a parte traseira do livro revela a capa especial para a “Life and Death: Twilight Reimagined”.

Embora os originais de “Crepúsculo” tenham inspirado novas sequências e cinco filmes de grande sucesso, a autora diz que ela acredita que esta será a única vez que os leitores lerão sobre Beau.

“Eu acho que esta é apenas uma versão com Beau”, disse ela.

Quando perguntada se ela tinha começado a imaginar “Twilight Reimagined” como um filme, Meyer respondeu: “Eu realmente não vejo isso acontecendo e muitas das pessoas que eu ia colocar nisso seriam como Grace Kelly por isso é um pouco atrasado demais para algumas das minhas primeiras escolhas.”

Veja fotos da autora no programa Good Morning America:

Confira também, a entrevista completa da autora no programa, onde ela diz que a história é basicamente a mesma, no entanto, como os gêneros estão trocados, as personalidades dos personagens mudam um pouco e conforme a leitura se desenrola, as diferenças com relação ao livro original se tornam mais evidentes:

O site TwilightLexicon separou também, dez fatos sobre o novo livro, Life and Death:

1. Você pode consegui-lo como parte da nova edição do 10º aniversário de Crepúsculo, que está disponível em capa dura e no Kindle agora (nos Estados Unidos) e em pré-venda no Brasil.

2. Life and Death não só é uma troca de sexo de Bella e Edward (Beau e Edith), mas cada personagem no romance original terá mudanças, exceto Charlie e Renee.

3. Stephenie Meyer não tem planos imediatos para um novo romance de Crepúsculo que continuaria a história de Jacob e Renesmee e a história de Leah, mas ela acabará por revelar quais seus finais felizes, mesmo que seja em seu leito de morte.

4. Se Stephenie tivesse continuado com romances de Crepúsculo, Renesmee seria a narradora.

5. Stephenie tem várias sessões de autógrafo do novo romance. Veja seu website para mais detalhes.

6. Não há planos imediatos para um filme grande em torno de quaisquer personagens da série, mas Stephenie gostou dos filmes curtas de Crepúsculo que foram feitos por fãs e que saíram no início deste ano.

7. Stephenie estava no Good Morning America hoje para falar sobre o romance.

8. Life and Death não é apenas uma mudança de gêneros, nomes e pronomes. O enredo é essencialmente o mesmo, mas não é uma repetição palavra por palavra.

9. Não há planos imediatos para ter uma troca de Bella e Edward por Beau e Edith em outros romances da série.

10. Stephenie decidiu fazer isso porque, de acordo com a EW, “Meyer explica em seu prefácio da edição do romance de aniversário que ela decidiu trocar de gêneros para sublinhar a sua posição de que Bella não é uma “donzela em perigo” como alguns críticos têm acusado. Em vez disso, a autora insiste, o personagem é um “ser humano em perigo”, ou como Meyer chama de “um ser humano normal sendo cercado por todos os lados por pessoas que são basicamente super-heróis e super-vilões.’”

E é claro, que muitos já leram o romance e têm spoilers quentinhos para nós. Então, continue por sua conta e risco. SPOILERS DE LIFE AND DEATH A PARTIR DESTE PONTO.

Conheça Beau Swan e Edythe Cullen. Como Bella, Beau se muda para Forks, Washington vindo da ensolarada Jacksonville, Florida, durante seu último ano do ensino médio. Beau é um adolescente típico desajeitado e magro – com as referências da WWE para provar isso – que se apaixona por uma bonita garota intocável da escola, Edythe Cullen.

“Life and Death” é uma releitura bastante simples de “Crepúsculo”, mas existem algumas diferenças importantes, especialmente quando você estiver na direção desses poucos capítulos finais. “Life and Death” é quase idêntico a “Crepúsculo”, com exceção de nomes de personagens (embora, a primeira letra de cada nome seja a mesma) e algumas situações. Mas Beau ainda tem muito do pequeno cordeiro de Edythe, se você entende o que queremos dizer. Depois de ler a totalidade de sua história, aqui estão 21 alucinantes coisas que você precisa saber:

1. É EDYTHE, NÃO EDITH

Não me entendam mal… como Beau… que fala errado o nome dela em sua cabeça por um capítulo inteiro. Bem, pelo menos sabemos que ele é um narrador confiável! Citação direta do romance: “Era Edythe, não Edith. Eu nunca tinha visto esse nome soletrado dessa maneira, mas se encaixa melhor a ela.” É verdade!

2. VOCÊ DEVE CHAMÁ-LO DE BEAU, E NÃO BEAUFORT

Que tipo de nome é Beaufort, de qualquer maneira? Semelhante a Isabella Swan, Beau tem um nome tradicional que ele odeia. Ele constantemente tem que corrigir seus colegas de classe e professores, e honestamente, é algo cativante. Porque ao contrário do nome de Isabella (que é bastante comum), Beaufort é um primeiro nome seriamente feio. Além disso, Bella e Beau ambos fazem alusão a beleza, então nós vemos o que você fez aqui, Meyer.

3. TODOS OS PERSONAGENS TIVERAM MUDANÇA DE GÊNERO, ATÉ A SECRETÁRIA DA ESCOLA

Edward e Bella não são os únicos personagens que foram trocados de sexo no experimento de Meyer. Carlisle Cullen agora é Carine, matriarca da família. Esme é agora Earnest (hipoteticamente falando, Renesmee agora seria… Chearnest?), e em vez de Alice, Emmett, Rosalie e Jasper, agora temos Archie, Eleanor, Royal e Jessamine. Ah, e Billy Black agora atende pelo nome de Bonnie Black, o que significa que Jacob (<3) é agora conhecido como Julie. Alguém ficou com arrepios ao pensar sobre quão valentes e matriarcais os Quileutes são agora?

4. EXCETO CHARLIE E RENEE

De acordo com Meyer, teria sido em grande parte inédito para um pai receber a custódia primária em 1987 (aka o ano em que Beau nasceu), a menos que a mãe não tivesse condições para a custódia. Uma vez que Meyer não queria sacrificar o personagem de Renee em uma mudança de gênero dos dois papéis, Charlie e Renee são os dois únicos que permanecem completamente intocados pela mudança … o que significa que Charlie ainda recebe o bruto comportamento de Beau ~que estava fingindo~ e vai para a Flórida para despistar Joss (anteriormente conhecido como James).

5. SIM, EDYTHE AINDA QUER MATAR BEAU NA AULA DE BIOLOGIA

Esta cena icônica do romance, e mais tarde, do filme hit de 2008 estrelado por Kristen Stewart e Robert Pattinson, é praticamente a mesma em “Life and Death”. Se olhares pudessem matar, Edythe teria assassinado Beau na classe de biologia porque ele cheira tão deliciosamente.

6. BEAU TAMBÉM AMA SUA CAMINHONETE

Diga o que quiser sobre Bella Swan, mas garota amava sua velha caminhonete. Estamos felizes de informar que é amor à primeira vista para Beau e sua caminhonete também. Quem precisa de um Volvo estúpido quando você tem uma caminhonete com tanta personalidade?!

7. MEYER TESTOU SUA ESCRITA COM COISAS DE GAROTOS

A autora credita aproximadamente cinco por cento das mudanças desse livro às alterações de gênero. De acordo com Meyer, Beau é “mais neurótico” que Bella. Além disso, ele diz coisas como “código de homem” e “abraços de amigos.” Oh, e nossa diferença favorita, ele gosta de Dwayne “The Rock” Johnson. Veja como Beau descreve Royal, o musculoso ~ irmão distante ~ dos Cullen:

“De qualquer forma, Royal estava com a mão casualmente no quadril da menina realmente alta com o cabelo encaracolado escuro, que parecia que estava tão familiarizada com o peso da sala, como ele estava. Ele tinha que ser umas boas duas polegadas mais alto do que eu era, mas ele só tinha uma meia polegada a mais que ela. Embora ele estivesse, obviamente, muito seguro de si mesmo, eu ainda estava meio que surpreso de que ele se sentia confortável fazendo isso. Não que ela não fosse gata, ela era muito, muito gata, mas não… acessível. Tipo, nem mesmo The Rock se atreveria a assobiar para ela, se você entende o que quero dizer.”

Primeiro de tudo, The Rock nunca iria assobiar para uma mulher, porque ele é um cavalheiro. Mas para sermos honestos, nós estamos apenas para ver o nosso garoto sendo referenciado em um romance “Crepúsculo”. VOCÊ QUE MANDA, BEAU.

8. BEAU PRECISA SER SALVO… INÚMERAS VEZES

Beau primeiro desconfia de Edythe quando ela salva ele de ser esmagado pela van de Taylor (Tyler) – e exibe algumas qualidades super-humanas ao fazê-lo. De lá, a desconfiança de Beau e o desejo de Edythe de protegê-lo se intensifica.

Isso aumenta no momento cavaleiro-branco de Edythe em Port Angeles. Quando Beau é assediado por dois bêbados – uma mulher e um homem – que estão convencidos de que ele é um policial, é Edythe que vem em seu socorro. Em “Crepúsculo”, esta cena é particularmente angustiante, com os “bandidos” quase raptando Bella. Em “Life and Death”, parece um pouco diferente. Para ser honesta, eu nunca temi que Beau fosse agredido sexualmente da maneira que eu temia pela segurança de Bella, e talvez seja por causa do meu próprio preconceito de gênero como uma mulher… que é justamente a proposta de Meyer com “Life and Death”.

Dito isto, é realmente impressionante ver Edythe na pancadaria para proteger seu homem. Tome ISSO, normas de gênero. Ah, os passeios com Beau nas costas de Edythe também não são ruins.

9. VAMPIROS AINDA BRILHAM

COMO SE MEYER OUSASSE MEXER COM ESSA LÓGICA. Ainda é uma das melhores revelações vampíricas, bom, de todos os tempos. Também, Edythe – assim como Edward – leva Beau para vários passeios na floresta com ele em seus ombros.

10. A CENA DE AMOR MAIS FAMOSA, NA CLAREIRA, CONTINUA A MESMA

Exceto que, neste caso, é Edythe que é o leão e Beau que é o estúpido cordeiro. Awwwn.

11. NÃO HÁ REALMENTE UM TRIÂNGULO AMOROSO

Os fãs do time Jacob provavelmente não vão amar “Life and Death”. Beau e Julie só compartilham um momento significativo em conjunto, e com uma releitura de “Lua Nova” para comparar, a história de Julie só parece como uma tentativa tímida de homenagear o personagem.

12. ARCHIE É O MELHOR

Claro que Archie é o melhor! Archie baseia-se em Alice e é, por conseguinte, o melhor. Além disso, Archie tem um pouco mais para fazer nesta versão dos acontecimentos do que Alice fez. De acordo com Meyer, em romances posteriores, a mitologia das visões de Alice é expandida, o que significa que “Twilight” tem uma lógica um pouco falha quando se trata de Alice – tudo foi corrigido por Meyer em “Life and Death”.

13. O FINAL É COMPLETAMENTE DIFERENTE

Em “Crepúsculo”, Bella é mordida por James, mas Edward é capaz de sugar o veneno para fora de seu dedo, salvando assim a sua humanidade. No entanto, em “Life and Death”, a situação é demasiada terrível para Beau. Como a visão de Archie prevê, se Edythe tenta sugar o veneno para fora do dedo de Beau, ele vai morrer – assim os Cullens deixam Beau escolher o seu destino. Obviamente, Beau escolhe se transformar em um vampiro, porque ele simplesmente não pode viver sem Edythe. (Diga o que quiser sobre Bella, mas ela sempre tinha uma escolha, e nós estamos felizes em ver que Beau fez uma, também.)

E, assim, Beau é transformado em um vampiro. O Cullen em última análise, fingem a sua morte, o que é doloroso para Charlie e Renee, que, obviamente, não têm idéia de que seu filho é realmente um vampiro. Mas eles precisam manter isso em segredo por causa do Volturi, sabe? (Beau recebe um curso intensivo divertido sobre todas as coisas do Volturi durante sua transformação.)

No final, Edythe e Beau vivem felizes para sempre… sem a pequena Renesmee Chearnest porque GRAÇAS A DEUS. (Desculpe, Julie.)

FIM DOS SPOILERS.

E por fim, temos um pequeno trecho do áudio livro de Life and Death, que narra a cena da cafeteria, onde Beau narra os momentos em que viu os Cullen pela primeira vez, confira:

Como postamos aqui, a Editora Intrínseca publicará a edição comemorativa em formato vira-vira, e tem lançamento previsto para 1 de novembro.

Já estão tão ansiosos quanto eu para ler o novo romance? Comentem a opinião de vocês e garanta sua cópia na pré-venda da Amazon clicando aqui.

Fonte de Informações e Tradução

Anterior Seguinte

Você também pode gostar de...