Resenhas

Resenha: Simon vs. A Agenda Homo Sapiens, Becky Albertalli

Simon vs. A Agenda Homo Sapiens é um romance gay lançado recentemente pela editora Intrínseca.

Simon tem dezesseis anos e é gay, mas ninguém sabe. Há não ser Blue, um amigo virtual de Simon, e Martin, um garoto que acidentalmente viu os emails de Simon para Blue e agora o está chantageando para não mostrar os emails para toda a escola.

Durante o desenrolar de Martin o chantageando, Simon vai se aproximando e se apaixonando por Blue, mesmo os dois nunca tendo se visto e o mais legal é que, ambos estudam na mesma escola.

Fazia muito, mas muito tempo que eu não pegava um livro e ficava tão encantado e feliz durante a leitura. Eu senti borboletas na barriga durante quase toda as 266 páginas. Simon é um personagem apaixonante, é impossível não ficar deslumbrado com o rapaz. Mas além disso, acompanhá-lo em sua jornada na descoberta de os seus sentimentos por Blue é incrível.

Narrado em primeira pessoa, podemos nos sentir mais próximos de Simon, o que é ótimo pois ele é uma pessoa maravilhosa. Qualquer Gay ou Lésbica que for ler o livro, em algum momento irá se conectar com alguma situação que Simon passa. Sério. Então, se você está cansado de não se sentir representado pelos personagens de livros YA ou seja qual for o gênero, leia Simon e viva o momento.

Becky Albertalli traz questionamentos muito importantes para o leitor. Ela fala sobre inclusão de minorias e quebra de padrões de um modo que é impossível quem está lendo não pensar sobre esses assuntos. Gosto bastante de quando um livro traz reflexões tão importantes e atuais como essas. Mas não para por aí, Albertalli sabe muito bem como se comunicar com o seu público alvo, não tornando a leitura chata ou maçante em momento algum. A delicadeza de sua escrita é impressionante.

Fico bastante feliz ao ver que cada vez mais editoras estão investindo em livros adolescentes voltados para LGBTs, o que mostra que, aos poucos, estamos caminhando para uma sociedade mais inclusiva e sem tantos preconceitos. Intrínseca está de parabéns por dar uma chance ao livro. E que venham muitas outras histórias lindas e fofas como a de Simon, nós leitores precisamos.

Anterior Seguinte

Você também pode gostar de...