Resenhas

Resenha: Paperboy, Pete Dexter + Crítica do Filme: Obsessão

Hillary Van Wetter foi preso pelo homicídio de um xerife sem escrúpulos e está, agora, aguardando no corredor da morte. Enquanto espera pela sentença final, Van Wetter recebe cartas da atraente Charlotte Bless, que está determinada a libertá-lo para que eles possam se casar. Bless tentará provar a inocência de Wetter conquistando o apoio de dois repórteres investigativos de um jornal de Miami: o ambicioso Yardley Acheman e o ingênuo e obsessivo Ward James.
As provas contra Wetter são inconsistentes e os escritores estão confiantes de que, se conseguirem expor Wetter como vítima de uma justiça caipira e racista, sua história será aclamada no mundo jornalístico. No entanto, histórias mal contadas e fatos falsificados levarão Jack James, o irmão mais novo de Ward, a fazer uma investigação por conta própria. Uma investigação que dará conta de um mundo que se sustenta sobre mentiras e segredos torpes.Best-seller do The New York Times, Paperboy é um romance gótico sobre a vida aparentemente sossegada das cidades do interior. Um thriller tenso até a última linha, que fala de corrupção e violência, mas que, ao mesmo tempo, promove uma lição de ética.

“Um romance estranho e belo que nos obriga a permanecer em suas misteriosas vielas emocionais.” Desculpa, New York Times, mas não me obrigou. Do gênero Thriller, o livro narrado por Jack, ex-nadador, irmão de Ward, conta a história de uma cidade do interior cujo xerife fora assassinado no passado e tal crime, possui como culpado Hillary Van Wetter, que foi julgado e condenado culpado apesar de provas inconsistentes, já que estas foram todas extraviadas. Enquanto aguarda no corredor da morte, Hillary se corresponde com a sedutora Charlotte Bless, atraída por homens cuja liberdade é privada, que está determinada a livrá-lo da pena. O desenrolar da história se dá, portanto, numa investigação de Ward e Yardley, ambos jornalistas de um jornal de Miami, que procura apresentar tamanha injustiça ocorrida com a condenação de Van Wetter.

O livro que ganhou demasiada atenção da mídia, possui uma narrativa difícil, repleta de detalhes (estes que são em excesso em determinadas horas), e um grande enredo para um final pequeno, uma vez que, em seus mais variados pontos de clímax, chegamos bem perto de grandes soluções, que não são apresentadas posteriormente, e acabam empobrecendo toda a história, uma vez que, se um livro apresenta determinado mistério, ao meu ver, deveria apresentar uma solução plausível, nem que seja implícita no enredo.
Os personagens, salvo algumas exceções, são bastante superficiais, e a linguagem utilizada pelo autor em vários pontos, é chula, e torna o livro inapropriado para determinadas idades.

Apresenta também, alguns bocados de erros ortográficos, o que acredito ser problema da edição. Apesar de tudo, a história central é bastante interessante, porque apresenta romances proibidos e corruptos, caminhando lado a lado com a ética, retratando exatamente como é a realidade atual, e da época em que a história se passa. Portanto, apesar de poder ter sido mais aproveitada em alguns pontos e menos em outros, é um livro recomendável, desde que você tenha paciência para “permanecer em suas vielas emocionais”, coisa que não tive, e portanto, levei tempo demais para concluir a leitura.

Com relação ao filme, Obsessão, baseado no livro, vale ressaltar a palavra baseado. Não foi totalmente fiel, apresentou apenas a história central, com poucas ramificações apresentadas no livro, começando pela narração da história, feita por Jack, no livro e pela empregada da casa, Anita, no filme. Alguns nomes foram mudados, mas nada que comprometesse a história central. Outra coisa que contribuiu para minha “não aceitação” do filme, foi o elenco escolhido: não gostei de nenhum ator, com exceção da Nicole Kidman, que interpretou uma Charlote Bless em perfeitas condições.

Indico o livro para todos aqueles que possuem paciência e não se importem com linguagens chulas e enrolações vindas do autor. Possui uma boa história central, totalmente inovadora, mas que não fora bem aproveitada, o que deixa o leitor bipolar com relação a aceitação ou não.

Anterior Seguinte

Você também pode gostar de...

Comentários do Facebook







Sem comentários

Deixar um comentário