Colunas

Quem é Jéssica?

Você sabe quem é Jéssica?

Jéssica é todo mundo que nasceu e cresceu num mundo feito para mostrar que a Jéssica não é gente e tem é que, como dizia Gonzaguinha, “aprender a abaixar a cabeça e dizer sempre ‘muito obrigado'”. Jéssica é todo mundo que nasceu e cresceu nesse mundo, mas, por um motivou ou por outro, acabou aprendendo que, na verdade, é gente, sim, e tem mais é que erguer a cabeça.

Jéssica é o pobre no avião, o negro na universidade, a mulher que não fica calada com o abuso, a pessoa trans que exige o uso de seu nome social, a lésbica que joga na nossa cara o problema do estupro corretivo, o gay afeminado que se recusa a ser alívio cômico, a gorda que usa biquíni, o cadeirante que exige rampas, o cego que exige cardápio em braile, os dois meninos que dão as mãos, as duas meninas que dão um beijo, o bissexual que manda à merda quem o chama de confuso, a praticante de religião de matriz africana que não tem vergonha de falar de sua fé, a feminista negra que se faz ser ouvida…

A Jéssica é toda essa gente e muito mais. E a Jéssica incomoda, sim. Ela entra na piscina e come o sorvete e não acha estranho quando a patroa bota a mesa para ela e ainda passa no vestibular quando o filho da patroa não passa. E a Jéssica vai passando e vai sendo uma sambada na cara a cada instante, um soco no estômago por minuto, um tapa na cara por milésimo de segundo.

E aí, pode ter até alguém que vire e fale assim: Já acabou, Jéssica?

Mas ah, meu bem, acabar? A Jéssica está só começando! Vai vendo!

Como dizem no futebol: Deixou chegar, agora aguenta!

Texto por Renan Wilbert.
Publicado originalmente no Facebook. Permissão concedida para postagem no Beco Literário pelo próprio autor.

Anterior Seguinte

Você também pode gostar de...