Colunas

Felicidade de “Facebook”

Você, como eu, já deve ter tido a experiência de entrar em uma rede social e ter a impressão de que todo mundo está fazendo coisas muito mais interessantes que você. As pessoas vão a lugares incríveis, acontecimentos impressionantes ocorrem, a vida social delas é muito mais agitada que a sua, a vida amorosa então…bom, não vou nem entrar nesse assunto.

Mas então, preciso de contar um segredo, a maioria é mentira. Sério mesmo. A vida de ninguém é tão perfeita assim, quer conhecer uma pessoa de verdade? O facebook dela não vai te ajudar com isso.

O que decidimos postar nas redes sociais é apenas um recorte do que a nossa vida é, um pequeno, “micro” momento do nosso dia-a-dia que resolvemos mostrar para os nossos amigos e conhecidos em busca de atenção. Um breve clique de uma câmera que não representa nem 1% do que somos. Tudo que publicamos sobre nós, todas as fotos que postamos, TUDO tem uma intenção, mesmo que não se tenha consciência disso.

Vou a um barzinho com meus amigos e publico a foto do encontro, qual foi minha intenção? Dizer: “Olha como estou me divertindo, veja só, como minha vida é interessante e quantos amigos eu tenho!”. Mas ninguém sabe e nem vai saber que no mesmo dia tive uma cólica horrível, briguei com meus pais, fui ao encontro em um ônibus lotado, os amigos só olhavam para a tela do celular e mal falaram comigo. Afinal, a parte importante foi registrada, não é mesmo?

O que resolvemos compartilhar com o mundo não é necessariamente, o que somos, mas como gostaríamos de ser vistos pelos outros, ou seja, a imagem na qual queremos que tenham de nós.

Tenho um exemplo verídico disso. Ano passado, eu costumava fazer caminhada em um parque perto de casa. Como sempre, ao final da caminhada eu parava na prancha de abdominal e como o próprio nome diz, fazia abdominais (sério?). Mas num certo dia, uma menina chegou antes de mim e foi usar o aparelho, ou pelo menos eu achava que ela iria. A digníssima sentou na prancha e começou a tirar uma série de selfies, nas mais variadas posições (fazendo eu dar duas voltas a mais, porque já que sou boazinha demais, não quis interrompê-la e falar que queria, de fato, usar a prancha) e para minha surpresa, depois de sua sessão particular de fotos, ela deu uma volta pelo parque e foi embora!

Supondo que ela tenha postado essas fotos em suas redes sociais (abusando de hashtags #fitness #nopainnogain #projetoverao), ela quis transmitir a imagem de uma pessoa super saudável e ativa, mesmo que na realidade não tenha feito sequer um abdominal e eu sou testemunha disso. Uma pessoa que não faz nenhuma atividade física e vê as imagens, vai se sentir mais sedentária ainda. E é tudo baseado numa mentira. Quem nunca viu a famosa foto em pose de yoga, quando você sabe que o indivíduo não fez uma aula de yoga na vida?

Todos temos momentos bons e ruins, dias de ficar de pijama o dia inteiro em casa e dias de sair com os amigos. A vida de ninguém é legal o tempo todo, as redes sociais insistem em mostrar apenas o melhor, porque gostamos de destacar apenas o lado positivo.

Portanto, não se sinta mal e nem pense que sua vida é uma droga se comparada a dos outros, todas as pessoas tem problemas, elas só não querem mostrar. Aquele belo sorriso na foto, pode esconder muito mais do que você imagina.

Claro, que se todos só postassem coisas tristes e melancólicas, compartilhassem todos seus problemas, as redes sociais seriam insuportáveis, mas é necessário ter um equilíbrio, ser autêntico. O narcisismo, a vontade inacabável de ser visto, de ser importante, essa carência por mais e mais curtidas talvez sejam uma evidência que a pessoa não é tão feliz assim. Aqui cabe uma boa reflexão, na próxima vez em que você for postar fotos ou alguma informação pessoal, analise qual a sua real intenção por trás delas e se é realmente importante para você.

Anterior Seguinte

Você também pode gostar de...