fechar
conciliar-estudos-e-mundo-geek-beco-literário

Na atualidade, torna-se um desafio conciliar a correria do colégio ou faculdade às series, filmes e livros que se acumulam gradativamente. Seguem abaixo algumas formas de se organizar e adequar os seus estudos ao fantástico mundo geek.

Estudar enquanto ouve músicas?

Um estudo britânico apontou que a música melhora o desempenho dos estudantes. As recomendações são músicas clássicas, como Mozart e Beethoven, mas como o objetivo é estudar e ser geek, simultaneamente, que tal transformar as músicas pop em clássicas? É esse o objetivo de grupos como o The Piano Guys. Você é um daqueles que chora ao receber as notas de matemática e sequer sabe quantos pontos precisa para não ser reprovado, pois faz confusões ao somar, segue a playlist para aumentar em 12% suas notas:

Séries/filmes como objetos de estudo?

Parece um sonho, mas você não leu errado. Existem uma infinidade de séries e filmes que resgatam ou complementam conteúdos estudados em sala de aula.

Reign, série da The CW com 4 temporadas e disponível na Netflix, é um fabuloso objeto de estudo. A produção cinematográfica nos permite entender conteúdos de História, como: a formação dos estados nacionais europeus, as relações de dominação da Igreja Católica no período de transição entre o medievo e modernismo, as relações de poder existentes entre a nobreza e o rei, as junções políticas entre dinastias (famílias), entre outros tantos assuntos.

Breaking Bad é uma ótima opção para tentar entender a Química, como quando o Sr. White deduz as proporções dos compostos químicos constituintes do corpo humano; ou quando usa conceitos de eletroquímica na produção de uma bateria de mercúrio, usando metais como parafuso e moedas.

Para entender mais sobre conceitos físicos, como tempo e espaço, Cosmos: A Spacetime Odyssey é uma boa sugestão. Pretende cursar ou cursa direito? Que tal umas aulas com Annalise Keating em How to Get Away with Murder? Caso você almeja ser um cirurgião de sucesso, comece a preparar-se psicologicamente com Grey’s Anatomy.

Alguns filmes também são ótimos para visualizar conceitos escolares. Lincoln e A cor púrpura são excelentes opções para visualizar a luta acerca do abolicionismo nos Estados Unidos, a Guerra Civil e a consequente segregação racial no país. Invasão à Casa Branca retrata as rixas políticas e ideológicas existentes entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte, assunto que, inclusive, tem tido bastante repercussão na mídia na atualidade. Interestelar é uma produção fantástica para entender o espaço-tempo, gravidade, entre outros conceitos da Física.

É um amante de livros?

Se a resposta foi sim, ótimo! Os livros ainda são considerados um dos maiores mecanismos transmissores de conhecimento. Existe uma infinidade de livros que podem ser usados como objeto de estudo, claro, com exceção dos didáticos.

As Veias Abertas da América Latina, de Eduardo Galeano, é uma obra riquíssima de detalhes sobre a exploração nos países latino-americanos, abrangendo o período colonial, os regimes ditatoriais, e os acontecimentos marcantes nas nações até o momento da publicação do livro (1971).

A Menina que Roubava Livros, de Markus Zusak, contextualiza bem o período da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) na Alemanha através do pensamento de que os arianos eram uma raça superior a judaica. Sendo assim, as crianças deviam se afastar de literaturas “inferiores”, que eram queimadas em fogueiras pelos oficiais nazistas. O segundo livro que a protagonista rouba em sua vida foi o que restou de uma dessas fogueiras.

1808, de Laurentino Gomes, é uma obra de leitura leve que torna a história algo gostoso de se (re)viver. O tema do livro se pauta na vinda da corte portuguesa para o Brasil, de modo a explicar os motivos que levaram à construção da nação brasileira que conhecemos hoje.

Portanto, é possível conciliar o mundo dos estudos e o geek. Para tal, devemos despertar nosso lado dionisíaco e reinventar os estudos, sem deixar, claro, de absorver os conteúdos abordados na música, série, filme ou livro. Existem infinitas outras opções geek que podem ser adequadas aos estudos e você pode deixar outras sugestões nos comentários. Agora é só pegar o notebook, os fones de ouvido, o livro, uns postites, um caderninho de anotações e uma caneca de café e mergulhar nos estudos de forma divertida e proveitosa!

Tags : featuredpopular
Yago Souza

Sobre Yago Souza

Mineiro do interior buscando o sonho da medicina. Escritor e designer na calmaria. Adora ler e assistir ficções, fantasias e suspense. Sempre acha um tempinho sobrando para colocar as séries em dia. Vive nessa constante loucura, mas é extremamente feliz.

2 Comentários

  1. Super bacana e cheio de conteúdo, suas dicas vão ajudar muitas pessoas a se dedicarem cada vez mais aos estudos. Tomara que milhas notas realmente aumentem esses 12% 😂😂 Preciso. Gosto muito de dicas de estudo, estou sempre mudando os meus métodos. Ah, é uma série boa também é The Crown. Recomendado 😘

  2. 👏👏 Artigo de alto valor educativo, pois realmente as séries e livros nos ajudam a ter uma bagagem intelectual maior, proporciona tbm maior conhecimento de mundo é realmente nos ajuda nas atividades escolares.

Responder