Atualizações, Colunas

ESPECIAL STAR WARS #01 | Qual a ordem dos filmes?

Fala galera, tudo bom com vocês? Como prometido, hoje iniciamos nossa contagem regressiva e preparação para o lançamento do novo filme de Star Wars com um especial recheado do melhor conteúdo sobre a saga!

E não poderia ter forma melhor de começar esse especial do que falando sobre como assistir Star Wars. Cada um tem uma ordem preferida dos filmes, e nesse post eu vou contar e explicar para vocês qual é a minha ordem preferida e os motivos pelos quais eu prefiro assistir dessa forma.

Muitos não assistiram ainda Star Wars e sequer sabem sobre o que o filme fala. Sinto que é meu dever lhes apresentar essa maravilha! Mas qual a melhor ordem para assistir o filme? Existem duas opções básicas (e que é o que normalmente todo mundo segue): a ordem de lançamentos (episódios IV, V e VI primeiro) e a ordem da história (episódios I, II e III primeiro). A primeira vez que assisti segui a ordem de lançamento, porém tive problemas de spoilers durante todo o tempo que assisti. Para rever os filmes pela primeira vez segui um sistema conhecido como “Machete Order” – mesmo sistema que utilizei para rever novamente e poder fazer esse especial pra vocês. É sobre esse sistema que falaremos hoje.

A melhor ordem para assistir Star Wars, seguindo esse sistema é:

IV > V > II > III > VI > I

E é também nessa ordem que apresentarei para vocês as críticas dos filmes. Mas, tudo tem um porque. Vamos explicar melhor essa sequência. Porém, se você ainda não assistiu os filmes, pare de ler aqui, assista nessa ordem e depois volte para ver os motivos. Por que? Bem, é impossível de explicar a ordem sem dar alguns vários spoilers.

Os episódios IV e V foram escritos por George Lucas justamente para poder começar a contar a história pela metade – e devemos admitir que isso funcionou… e muito bem, por sinal. No final do episódio V, Vader revela que é pai de Luke (Luke, I’m your father). E é aqui que precisamos mudar um pouco a forma como assistimos a saga, inserindo os episódios II e III.

Nos episódios II e III, após a revelação sobre a família Skywalker, é contada a história de como Anakin acabou virando um dos maiores vilões do cinema. Inserindo esses episódios aqui o impacto da notícia dada no final do episódio V é muito maior, além de inserir na história outro personagem muito importante: o imperador. No episódio V também descobrimos que Vader possui um superior. Se assistíssemos o episódio I nesse momento, ficaria bem óbvio que Palpatine seria o imperador, mas deixando ele de lado as referências são mais sutis, tornando o golpe de Darth Sidious ainda mais impressionante. Outra coisa que funciona muito melhor assim é a revelação de que Luke e Leia são irmãos.

Seguindo essa ordem o episódio VI, que é considerado o episódio mais fraco da trilogia clássica, fica bem mais interessante. Depois de assistir os episódios II e III uma coisa fica clara: Luke está seguindo os passos de Anakin, indo para o lado negro. Essa era a ideia do filme. Mas os episódios II e III deixam isso mais claro e forte. Anakin assumiu seu lado Sith quando cortou o braço do Mace Windu, causando sua morte. E é exatamente isso que Luke faz com Vader.

Já o episódio I funciona muito melhor sendo um bônus da saga do que fazendo parte dela. Fica uma dica de algo extra para assistir, apesar de muitos seguidores do “machete order” ignorarem esse filme.

Seguindo essa forma de assistir o filme a experiência de Star Wars torna-se completa. As referências são ampliadas e dão muito mais consistência para os filmes. Conhecemos a história completa de Anakin Skywalker e seu final apoteótico e a cena com o Imperador e Darth Vader ganha um ar muito mais profundo.

30

Anterior Seguinte

Você também pode gostar de...