Atualizações, Talks

Entrevista com Rebeca Melo

Uma das autoras mais lidas do atual cenário literário nacional, Rebeca S. Melo é nome recorrente entre as histórias fantásticas publicadas nesta década. A escritora de “As Lendas de Saas”, livro este que você pode conferir e adquirir clicando aqui, nos concedeu entrevista exclusiva, sobre seus livros, o que já estão disponíveis e os que virão, sobre a carreira e principalmente sobre a escrita. Você pode conferir a matéria na íntegra abaixo:

Pergunta: Nossa literatura é intimista, explora demasiadamente a mentalidade do homem entre os tempos, foi assim com Machado, Lima Barreto, Drummond, Clarice e hoje vemos isso acontecer não só no âmbito literário, mas extrapolar em todas as artes, mas por outro lado, graças ao mercado internacional a produção “fantástica” começa a ganhar força. Escrever fantasia no Brasil chega a ser uma tarefa ainda mais complicada do que publicar um livro com outra temática e gênero? Sabemos que a aceitação de “As Lendas de Saas” foi tremenda, comentaremos sobre mais a frente, mas mesmo assim, é complicado produzir algo na linha Martin ou Tolkien por conta de preconceitos literários?

  • Resposta:  Bom, na verdade eu não me preocupo com os preconceitos literários ou com “o que está na moda”, não é assim que funciona pra mim… Se eu tenho uma boa ideia e acredito que o mundo precisa conhecer aquela história, então eu vou escrevê-la. E durante a escrita eu tento focar em contar a história dando sempre o meu melhor.

 Pergunta:Você nasceu em Brasília, passou por Minas, Guiné-Bissau e hoje reside em João Pessoa, o que cada lugar te ofereceu no momento da produção? Como eles influenciaram e influenciam na hora da escrita?

  • Resposta: Guiné-Bissau foi onde morei durante minha infância. Por não ter televisão ou computador, eu mesma inventava minhas brincadeiras e acredito que esta seja a razão da minha imaginação fértil. Quando morava em Minas Gerais comecei a escrever, nada muito sério na época. Foi só aqui em João Pessoa, durante o curso de Administração, que “assumi” o meu amor pela escrita e decidi ser escritora.

Pergunta: As influências, falemos delas. Quais escritores impulsionaram e deram base para Rebeca S. Melo produzir, e não só escritores, mas músicos, atores, filmes?

  • Resposta: Meu Deus, pergunta difícil! Eu gosto muito, muito mesmo de filmes/séries, músicas e livros. Então seria impossível selecionar um de cada! Acredito que somos uma mistura de tudo o que acreditamos, vemos, ouvimos e gostamos ou não. Mas posso citar o autor que foi o motivo de eu ter me tornado escritora: Sidney Sheldon.

Pergunta: Após todo o sucesso no Wattpad, começastes a publicar pela editora Bookstart, outras editoras já te procuraram? Podemos esperar novidades em breve sobre outros projetos além dos divulgados?

  • Respsota: Sim, antes da Bookstart eu já tinha recebido outras oito propotas de publicação para Rainha dos Corações Congelados. Atualmente estou fazendo TCC e tentando escrever mais um livro que não é ligado a nenhuma das séries (ALDS ou RDC). Mas não posso falar muito sobre ele, porque ainda estou tentando decidir como vou publicar o projeto (concurso, independente, wattpad ou por editora).

Pergunta: O que podemos aguardar da série “Rainha dos Corações Congelados”? E sobre a continuação de “As Lendas de Saas” que como sabemos tem lançamento para esse mês?

  • Resposta: Eu AMO surpreender, então a única coisa que os leitores podem esperar de Rainha dos Corações Congelados e As Lendas de Saas é o meu jeito de escrever. Sobre o segundo livro de ALDS, com lançamento para este mês, eu pessoalemte fiquei muito satisfeita com o resultado. O primeiro livro de uma trilogia geralmente é construção de mundo, por isso o segundo tem mais aventura e ação que o primeiro.

Pergunta: Quando você começou a escrever tinha a consciência de que escrevia para se tornar uma das escritoras mais lidas do país ou isso ocorreu gradativamente?

  • Resposta: Na verdade eu sonhava com isto, porém confesso que não pensei que o meu desejo fosse se realizar. Ainda mais tão cedo! Sabe, eu tenho muito sonhos e a maioria deles são bastante ambiciosos, mas eu nunca coloco esperança nos meus sonhos, coloco minha esperança em Deus. Assim eu estou sempre me surpreendendo…

Pergunta: Qual foi tua reação ao ver a avalanche de visualizações no wattpad tanto de “As Lendas de Saas” quanto de “Rainha dos Corações Congelados”, que como foi divulgado recebeu 5 mil em apenas um dia?

  • Resposta: Essa avalanche não foi algo que aconteceu “de repente”. Quero dizer, ela foi o trabalho gradativo de muita divulgação. Lembro que eu percebi que estava mesmo ganhando destaque quando Rainha dos Corações Congelados atingiu duzentas mil leituras. Na época eu tinha uma média de cinco mil leituras por dia. Foi quando eu pensei: é, acho que estou no caminho certo.

Pergunta: Em “As Lendas de Saas” temos aquele personagem “predileto” da autora, que não morreria por nada e que estará a salvo até o fim da trilogia? E por trás da cortina, quanto tempo de pesquisa e o que foi usado de material externo para que a primeira parte da história ganhasse forma?

  • Resposta: Isso é uma tentativa de conseguir spoiler? (Kkkk) Olha, por mais estranho que pareça, eu não mando na história. Ela se desenvolve sozinha, de acordo com as decisões dos personagens. Tenho muito amor por cada um deles (em especial pelo Tenazd, mas não contem para os outros!), porém o meu carinho por eles não é o suficiente para definir o destino do livro. Eu demorei cerca de três anos no primeiro volume. Durante este tempo eu pesquisava, escrevia e tentava superar bloqueios.

Pergunta: Sobre o quadro atual de escritores, como você vê o cenário nacional tanto em produtividade, temáticas e abordagens quando os livros físicos mais vendidos do país são autorias de youtubers e/ou pseudo-famosos da televisão?

  • Resposta: Bom, eu acredito que, se temos uma boa história, devemos nos empenhar em contá-la. As modas existem porque, em algum momento, uma pessoa teve uma boa ideia e investiu nela. Isso não significa que o mercado é imutável ou que só há espaço para um gênero. Então fico feliz pelos brasileiros que estão conseguindo publicar seus livros, independentemente de onde venham: youtube, amazon ou wattpad.

Pergunta: Para encerrarmos, qual o conselho de Rebeca S. Melo para aqueles que pensam em publicar algo?

  • Resposta: Não existe fórmula para o sucesso. Por isso descubra aquilo que só você sabe fazer e aposte na sua ideia. Será necessário muito trabalho duro e apoio dos amigos, mas vale a pena!

Para ficar de olho em todas as novidades sobre os novos livros da autora, acesse a página no facebook, ou seu site oficial, clicando sobre o destino desejado. Em breve você poderá ler a resenha do Beco Literário sobre o primeiro volume de “As Lendas de Saas”. Para mais informações sobre as obras de Rebeca S. Melo e sua trajetória é só acompanhar a página do Beco durante esta semana, pois divulgaremos detalhes que podem não ter aparecido na matéria. Nossa série de entrevistas volta a ativa em duas semanas, com uma escritora Pernambucana que revelaremos em breve.

 

Anterior Seguinte

Você também pode gostar de...