fechar
animais fantásticos e onde habitam

‘Animais Fantásticos e Onde Habitam’ chega aos cinemas nacionais hoje (17). Nós estivemos em uma das pré-estreias exibidas pelo país e contamos tudo para você agora! Ah, mas pode ficar tranquilo, a crítica é livre de spoilers.

O filme de roteiro inédito da nossa querida J.K. Rowling se passa em 1926, 70 anos antes de Harry Potter, e conta a história de Newt Scamander, um magizoologista que, após uma expedição recolhendo espécimes de animais mágicos pelo mundo, faz uma breve parada em Nova Iorque antes de voltar para a Europa. Em uma sociedade bruxa totalmente diferente do que ele está acostumado, Newt vive grandes aventuras quando alguns animais fogem de sua mala e ameaçam expor os bruxos americanos. Alguns pontos desse filme valem muito à pena serem ressaltados:

A Sociedade Bruxa Americana

Não sabíamos quase nada sobre eles até que a J.K. começou a falar sobre as escolas bruxas pelo mundo e conhecemos Ilvermorny, a Escola de Magia e Bruxaria dos Estados Unidos (há uma pequena referência sobre ela no filme). Animais Fantásticos e Onde Habitam aprofunda esse conhecimento, nos mostrando uma sociedade bruxa com leis muito rígidas quanto aos não-majis (é como eles chamam aqueles que não são bruxos), ao ponto de que bruxos não podem ter amizade com eles, muito menos um relacionamento amoroso. Criar animais mágicos também é proibido e a preocupação principal é manter o anonimato.

A Mala de Newt

Newt Scamander carrega dezenas de animais mágicos dentro de uma mala. Claro que é uma mala mágica e nos lembra daquela bolsa que a Hermione carregava em Harry Potter e as Relíquias da Morte, só que MUITO maior. Cada animal tem o seu habitat específico e os efeitos especiais, nessa parte, são surpreendentes.

Referências

Enquanto Newt vive sua aventura nos EUA, Grindelwald aterroriza a Europa e isso é mencionado no filme. Há um clima de preocupação com o futuro, o que deixa as coisas ainda mais tensas, pois o Ministério Bruxo dos Estados Unidos teme que as ações de Grindelwald podem expor a magia. Ah, e para quem está curioso em ver o Johnny Depp no papel, ele está no filme, como já havia sido confirmado antes. Várias coisas que são só mencionadas na saga Harry Potter sobre esse período sombrio da História bruxa são abordadas mais profundamente e isso deixa mais forte a conexão entre uma história e outra, a certeza de continuarmos dentro do mesmo mundo. Além, é claro, de nos fazer supor que isso continua nos próximos filmes com a aparição de Dumbledore que também já foi confirmada, culminando na grande batalha entre ele e Grindelwald.

Eddie Redmayne

newt scamander

Esse ator merece um parágrafo a parte só para dizer que, apesar de não sabermos quase nada sobre o Newt, ele ficou perfeito no papel! Como declarado pela própria J.K. Rowling “meus heróis são sempre pessoas que se sentem excluídas, estigmatizadas ou anormais. Isso é parte da essência do que escrevo”, Newt expressa muito bem isso, pois ele se sente melhor com os animais do que com as pessoas, característica, aliás, que estrela alguns momentos cômicos no filme, e Redmayne conseguiu com maestria nos mostrar isso.

Como fã, sou meio suspeita para falar, mas tudo nesse filme é excelente! A fotografia, a trilha sonora que manteve a música principal presente durante toda a saga Harry Potter (o que nos dá aquela sensação de estar de volta em casa), os efeitos especiais MARAVILHOSOS e os atores excelentes. Com certeza, os fãs não ficarão decepcionados desde o surgimento do logo da Warner (que já dá aquele friozinho no estômago) até os créditos. O único problema, agora, é esperar 2 anos pela continuação.

J.K. Rowling confirmou que a sequência será de 5 filmes (2016, 2018, 2020, 2022 e 2024) e se passará em outros países, lançando a dúvida de que um deles poderá ser no Brasil. A possibilidade de ver como os bruxos são em outras partes do mundo é emocionante, então, só nos resta esperar e manter viva essa história porque “ela nunca morrerá, enquanto tiver alguém para contá-la”.

Tags : animais fantasticos e onde habitameddie redmaynefantastic beasts and where to find themharry potterj k rowlingJohnny Depp
Fernanda Brito

Sobre Fernanda Brito

Paulista do interior vivendo o sonho da cidade grande. Estuda Tradução e sempre vai sofrer com a tal da "equivalência". Gosta de rock, pop e tudo que soar legal. Lê de tudo, mas prefere ficção, fantasia e romance. Adora assistir as adaptações dos livros e ficar comentando tudo que saiu errado.