fechar
enem-2017

Você irá prestar o Enem 2017 (Exame Nacional do Ensino Médio)? Então, fique atento que as inscrições para a prova já começaram nessa segunda-feira (08)!

Se você ainda não sabe nada sobre como se inscrever no Enem, não precisa entrar em pânico! Para te ajudar, a Revista QB fez uma lista com sete coisas que você precisa saber antes de fazer a sua inscrição no Enem 2017! Está com papel e caneta na mão? Então, confira!

1 – Quais documentos que preciso ter no ato da inscrição do Enem 2017?

Segundo o Edital do Enem, para fazer a inscrição é preciso ter em mãos o número do seu CPF (Cadastro de Pessoa Física) e RG (Carteira de Identidade). Além disso, será necessário informar um e-mail individual e válido para cadastro.

2 – Perdi a minha senha de acesso, e agora?

Lembre-se de que todo o cuidado com a sua senha de acesso é pouco. Afinal, com ela você terá acesso à Página do Participante Enem 2017, impressão do Cartão de Confirmação de Inscrição no Enem 2017, consulta de resultados individuais e também para a inscrição em programas de acesso ao Ensino Superior oferecidos pelo MEC (Ministério da Educação).

Entretanto, caso você a esqueça, será preciso acessar a Página do Participante para pedir que sua senha seja encaminhada para o e-mail cadastrado ou, via SMS, para o seu celular.

3 – Qual valor preciso pagar para confirmar a inscrição do Enem?

A taxa para prestar o Enem 2017 será de R$ 82,00, um aumento de 20% comparado a 2016. Entretanto, em alguns casos é possível pedir a isenção da taxa de inscrição no Enem!

4 – Como é a inscrição para ser treineiro no Enem?

Você deve fazer o mesmo processo de inscrição, entretanto deve informar durante o preenchimento de dados que você está prestando a prova na condição de Treineiro no Enem, aquele que no dia da primeira prova é menor de 18 anos e/ou concluirá o Ensino Médio após o ano de 2017.

5 – Como pedir atendimento especializado/específico durante a prova do Enem?

Será preciso que a pessoa solicite o atendimento especializado ou específico para os dias de prova do Enem durante a inscrição. Ainda na página de inscrição, será preciso informar qual é a condição que justifica o atendimento e qual recurso de acessibilidade ou auxílio serão necessários durante os dias de prova.

6 – Como solicitar o uso do nome social?

A solicitação para alteração para o nome social no Enem poderá ser feita na Página do Participante após o final do período de inscrição no Enem 2017.

7 – O que é Cartão de Confirmação da Inscrição?

Após o final de inscrição no Enem 2017 e o pagamento da taxa, o site de cadastro do Enem disponibilizará o seu Cartão de Confirmação da Inscrição, que contém informações importantes sobre a prova como, por exemplo, número de inscrição, data, hora, atendimento específico ou especializado (caso seja solicitado), local de realização das provas e qual a sua opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol).

Calendário do Enem 2017

Lembre-se de que as inscrições para o Enem 2017 já estão sendo feitas desde às 10h do dia 8 de maio de 2017 e vão até às 23h59min do dia 19 de maio de 2017, seguindo o horário de Brasília.

Já as provas serão aplicadas em dois domingos diferentes: 5 e 12 de novembro! Você pode conferir outras mudanças na prova do Enem 2017  na Revista QB. Fique de olho para acompanhar todas as novidades sobre o Enem.

 

Você já conhece o Quero Bolsa? É um site que oferece bolsas de estudo para mais de 1000 faculdades no Brasil todo e você não precisa pagar nenhuma taxa de renovação. Clique aqui para ver e garantir agora mesmo uma super bolsa para o segundo semestre! \o/

Texto originalmente postado na Revista Quero Bolsa, no dia 05/05.
Tags : featured
Kemen Wellisson

Sobre Kemen Wellisson

Kemen é um futuro bibliotecário, começou seu vicio por leitura desde cedo com revistas e mais tarde descobriu seu verdadeiro amor nos livros, sobretudo os de fantasia.

Responder