Sobre o Beco

Quem faz?

Gabu Camacho
Jornalista & fundador do Beco Literário
Leia os artigos assinados por Gabu Camacho
Instagram | Twitter


Patrik Melero
Publicitário & editor do Beco Literário
Leia os artigos assinados por Patrik Melero
Instagram | Twitter


Sofia Andreassa
Jornalista & editora do Beco Literário
Leia os artigos assinados por Sofia Andreassa
Instagram | Twitter


Pirata Benício
Herdeiro de tudo
Veja o Instagram de Pirata Benício


História

O Beco surgiu em 2011, sob o nome de Ink Nightmare, no Tumblr. Naquela época, o blog criado por Gabu Camacho tinha como principal objetivo compartilhar leituras, livros e spoilers de obras ainda não lançadas no Brasil, que explodia com as adaptações de séries como Harry Potter, Crepúsculo, Jogos Vorazes e John Green.

O blog cresceu e veio a se tornar o Beco Literário em dezembro de 2013, com os mesmos objetivos, mas agora, contava com uma equipe própria destinada a compartilhar resenhas, resumos e outros materiais relacionados ao mundo da literatura.

O tempo passou e o Beco se tornou cada vez mais plural. A literatura tomava outras roupagens entre o público-alvo do site, jovens-adultos de 18 a 28 anos. Os livros viravam adaptações e faziam cada vez mais parte das nossas vidas e por conta disso, os assuntos abordados por aqui também se expandiram. Começamos a falar de cinema, televisão, viagens, comportamento, famosos, cultura…. Tudo com a missão principal de comunicar para pluralizar culturas entre o público jovem.

Nesses quase dez anos no ar, o site se transformou das mais variadas formas possíveis e passou por muitos altos e baixos, mas sempre dando o seu melhor para continuar online e compartilhando informações.

Em 2019, o Beco passou por uma outra grande transformação: a comunidade de leitores VIPs. Desde então, fazemos seleções periódicas de leitores do site para participarem da nossa comunidade fechada que visa auxiliar o Gabu e a equipe do Beco na curadoria dos melhores conteúdos a serem trazidos para os leitores. E claro, todos que participam tem a chance de concorrer mensalmente a livros, vales-presente, marcadores de página e outros prêmios.

Depois de uma pandemia inimaginável, em 2020, o Beco Literário agora se reinventa mais uma vez, trazendo o melhor conteúdo da internet para pessoas que sempre querem mais (assim como nós) e se transforma em um blog com uma linguagem mais pessoal, humanizada e próxima, sem perder a roupagem literária.

Beco por Gabu

Beco Literário

O Beco Literário ou simplesmente, o Beco e eu somos a mesma coisa, desde o início. Quando criei, estava quase fazendo dezoito anos e não sabia direito qual rumo seguir na minha vida. Como uma pessoa LGBTQIAP+ que ainda não podia ser quem realmente era pelo medo, criei o Beco como uma válvula de escape muito grande que me levou para caminhos inimagináveis: frequentei bienais do livro como embaixador, conheci vários autores que sempre me inspirei, conheci novos lugares, publiquei três livros e principalmente, conheci pessoas incríveis.

Claro que, nesses quase dez anos, eu mudei muito. Minha vida mudou muito e eu tentei fazer com que o Beco, meu Beco, me acompanhasse sem que ele mudasse da forma que eu queria. Pretendia que ele fosse aquele bebezinho que a gente nunca quer que cresça. Eu tentei e isso me rendeu muitas voltas em torno de algo que não rendia efetivamente (e muitas sessões de análise também). Já achei que estar aqui não me cabia mais, já achei que fechar era a melhor solução e já achei que deveria falar apenas sobre livros. Mas, como bom representante dos zillennials (sim, alguém que está no limbo entre geração Z e os millennials), eu sempre quero mais.

Beco Literário

Eu sempre quero abraçar o mundo. E ter o Beco para compartilhar isso com pessoas que são, assim como eu, insaciáveis é o que torna tudo mais mágico. O Beco é Literário, sim. Mas, nós somos plurais. Ele fala do nosso comportamento, ele serve para documentar, para entreter, para adaptar, para crescer…. E é exatamente isso que eu quero, para jovens, seja de idade ou de coração. Crescer, mudar e acompanhar minhas mudanças. Fazendo com que ele mude comigo. O bebê cresceu e mudou. Mas, não está sendo tão ruim no final das contas. E sei que, um dia, todo esse público jovem que hoje nos acompanha também vai crescer. O Beco sempre estará lá para que você chame de casa.

Beco LiterárioPerfil

Nome
Beco, para os íntimos

Nome inteiro
Beco Literário ®

Nascimento
10 de dezembro de 2013

Antecessor
Ink Nightmare, no Tumblr

Missão
Inspirar e informar jovens-adultos, independentemente da idade, por meio do nosso conteúdo

Visão
Comunicar para pluralizar pessoas, culturas e vivências

Valores
1. Pluralidade na singularidade: respeitamos a diversidade acolhendo a singularidade de cada ser humano;

2. Apurar antes de comentar: entender os assuntos, pesquisar e depois, divulgar;

3. Libertar e acolher sentimentos: não aprisionamos o que sentimos, libertamos e acolhemos uns aos outros;

4. Compartilhar o universo: não há segredos entre nós, compartilhamos tudo que nos atravessa;

5. Confiança de amigo: confiamos uns nos outros, como um velho amigo, para compartilhar o universo;

6. Sem medo de mudar: o tempo já mostrou que ficar no mesmo lugar não é para nós;

7. Querer mais sempre: entender que nossa sede de aprender, informar e compartilhar nunca está satisfeita.


Jornalista responsável
Gabriel Silva “Gabu” Camacho
MTB: 90251/SP

Beco Literário® é uma marca registrada de Gabu Camacho, bem como o seu logotipo. Todos os outros nomes de produtos que aparecem nos sites do Beco Literário podem ser marcas comerciais ou nomes de empresas de seus respectivos proprietários e são usados sob licença ou consentimento de seus proprietários.O uso não autorizado de marcas registradas pode violar as leis de marcas registradas de várias jurisdições. Nada nos sites do Beco Literário deve ser interpretado como uma permissão, licença ou outro direito de uso de qualquer marca comercial do Beco Literário sem a permissão prévia por escrito do site.