fechar
MundiMúsica

Aniversário de SP: músicas sobre a cidade de São Paulo

aniversário-de-são-paulo-músicas-sobre-a-cidade-beco-literário1

São Paulo é uma cidade descrita em livros, poesias, pinturas, performances e muito mais, pois nas suas esquinas cabem essas declarações. Além disso, ela também é mencionada em diversas músicas, seja como cenário, objeto de contemplação, crítica e muito mais. Fizemos uma lista de faixas que mencionam São Paulo para comemorar mais um aniversário da maior cidade do Brasil, confira:

 

Às vezes – Tulipa Ruiz: essa música do álbum “Efêmera” da cantora do gênero pop florestal, Tulipa Ruiz, começa mencionando uma das ruas mais famosas e frequentada pelos jovens em São Paulo, a Augusta. Se você ouvir atentamente, perceberá que a letra é uma mistura em tanto. São situações diferentes vividas na cidade e mostra o caos que pode ser ligado tanto à Augusta, quanto à São Paulo toda.

Teu ar displicente invade meu espaço
E eu caio no laço exatamente do jeito
Um crime perfeito
It’s all right, baby blue

 

Paulista – Vânia Bastos: numa canção romântica, Vânia Bastos usa a Paulista como cenário para seu caso de amor. A grandeza da avenina, sua história e o sentimento de passear por ela são retratados na canção doce de 2005.

Na Paulista
Os faróis já vão abrir
E um milhão de estrelas
Prontas pra invadir

 

Sampa Midnight – Itamar Assumpção: a música de Itamar Assumpção leva o mesmo nome que o disco em que está e conta a história que o cantor viveu com dois amigos de um blecaute na região da Avenida Paulista e Consolação. Vários pontos famosos são citados, como a estação de metrô Trianon- Masp e o próprio vão do museu.

Deu blackout na Paulista
Breu no Trianon
Cadê o vão do museu, sumiu
Meu Deus do céu que escuridão

 

Sampa no Walkman – Engenheiros do Hawaii: numa pegada mais rock, Sampa no Walkman cita canções e bandas que possuem músicas sobre São Paulo e características dos moradores da cidade. Na letra estão as multiplicidade da cidade e do paulistano.

Esta São Paulo
São tantas cidades
Nunca tantas quantas gostaria de ser

 

São Paulo, São Paulo – Premeditando o Breque: numa adaptação da música “New York, New York”, a banda Premeditando o Breque fala da grande cidade do Brasil com cidadãos nada tradicionais, porém faz sua devida crítica a vida dos paulistanos cercada por poluição, poucas opções de lazer e habitação ou oportunidades para quem quer “fazer a vida” na cidade. Além disso, a maioria dos bairros de São Paulo são citados de uma maneira divertida na canção, assim como alguns pontos turísticos.

Um ponto de partida pra subir na vida em São Paulo
Terraço Itália, Jaraguá, Viaduto do Chá

 

Tradição (vai no Bexiga pra ver) – Geraldo Filme: o samba “Tradição (vai no Bexiga pra ver)” fala da mudança no bairro do Bexiga, mas a tradição do samba que persiste na região.

mas o Vai-Vai está firme no pedaço
é tradição e o samba continua

 

Trem das Onze – Demônios da Garoa: todos sabemos que “Trem das Onze” é originalmente de Adoniran Barbosa, mas a banda “Demônios da Garoa” a adaptou para uma versão mais agitada e continua contando a dificuldade do jovem filho único de deixar a amada pois mora no Jaçanã, um bairro distante na Zona Norte de São Paulo.

Moro em Jaçanã
Se eu perder esse trem
Que sai agora às onze horas
Só amanhã de manhã

 

Modão de Pinheiros – O Terno: com rimas bem engraçadas, a banda O Terno traz uma perseguição romântica no bairro de Pinheiros. Várias ruas do bairro são citadas até que a canção acaba no Itaim.

Virando na Teodoro
Eu falei: “eu te adoro”

 

Sampa – Caetano Veloso: e, é claro, não poderia faltar o hino da cidade por Caetano Veloso. Caetano escreveu a canção baseada na sua primeira impressão de São Paulo, já que o cantor é baiano. E os baianos não deixam de ser mencionados na música que traz a questão dos migrantes, das diferentes culturas, do trabalho, da poluição e das dificuldades de viver na cidade. Ainda assim, a letra é uma grande homenagem à São Paulo, pois convida o ouvinte a descobrir “dura poesia concreta de tuas esquinas” e apreender melhor o que trazem os artistas paulistanos, qual é sua visão de mundo. É um olhar de um turista tentando entender a cidade.

É que quando eu cheguei por aqui eu nada entendi
Da dura poesia concreta de tuas esquinas

Quer ver outras matérias sobre o aniversário de São Paulo, então confira os 10 perfis do instagram para curtir São Paulo.

Tags : Aniversário de SPmúsicassão paulosp
Thais Monteiro

Sobre Thais Monteiro

Jornalista para contar histórias.